Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Qoros quer provar que carro chinês pode ser premium

DO ENVIADO A GENEBRA

Um dos estandes mais visitados do Salão de Genebra é o da estreante Qoros, que se diz a primeira montadora chinesa de carros premium.

Com 4,61 metros de comprimento, o sedã Qoros 3 impressiona pelo porte de Volkswagen Passat. O acabamento é comparável ao de sedãs mais simples, como o Toyota Corolla.

A expectativa de preço do carro chinês é o seu maior atrativo: cerca de 17 mil euros (R$ 43,3 mil), metade do que a Volvo pede pela perua V60, por exemplo.

"Na Europa, focaremos nos mercados menos maduros, como o Leste Europeu. Mas decidimos estar presentes no salão para mostrar ao mundo que a China tem capacidade de ter uma marca premium", explicou Claude Makowski, executivo da Qoros, braço de luxo da Chery.

O visual inspirado em modelos europeus tem explicação. O design da Qoros está nas mãos do alemão Gerd Volker, que trabalhava na área de estilo da inglesa Mini, controlada pela BMW.

O fabricante exibe mais dois modelos no salão: o hatch 3 Cross Hybrid (160 cv) e a perua 3 Estate (126 cv ou 156 cv), potências semelhantes às da opção sedã.

BRASIL

Questionado se a marca planeja ter uma operação também no mercado brasileiro, Makowski disse que há estudos, mas o desembarque pode levar ainda alguns anos.

A Chery divide com o governo chinês o controle acionário, mas o grupo Israel Corp também tem participação no capital da Qoros.

Há seis anos no mercado, a marca tem uma fábrica instalada nas proximidades de Xangai, com capacidade para 150 mil carros por ano. Hoje, sete modelos estão em produção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página