Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Foco
Qoros quer provar que carro chinês pode ser premium
DO ENVIADO A GENEBRAUm dos estandes mais visitados do Salão de Genebra é o da estreante Qoros, que se diz a primeira montadora chinesa de carros premium.
Com 4,61 metros de comprimento, o sedã Qoros 3 impressiona pelo porte de Volkswagen Passat. O acabamento é comparável ao de sedãs mais simples, como o Toyota Corolla.
A expectativa de preço do carro chinês é o seu maior atrativo: cerca de 17 mil euros (R$ 43,3 mil), metade do que a Volvo pede pela perua V60, por exemplo.
"Na Europa, focaremos nos mercados menos maduros, como o Leste Europeu. Mas decidimos estar presentes no salão para mostrar ao mundo que a China tem capacidade de ter uma marca premium", explicou Claude Makowski, executivo da Qoros, braço de luxo da Chery.
O visual inspirado em modelos europeus tem explicação. O design da Qoros está nas mãos do alemão Gerd Volker, que trabalhava na área de estilo da inglesa Mini, controlada pela BMW.
O fabricante exibe mais dois modelos no salão: o hatch 3 Cross Hybrid (160 cv) e a perua 3 Estate (126 cv ou 156 cv), potências semelhantes às da opção sedã.
BRASIL
Questionado se a marca planeja ter uma operação também no mercado brasileiro, Makowski disse que há estudos, mas o desembarque pode levar ainda alguns anos.
A Chery divide com o governo chinês o controle acionário, mas o grupo Israel Corp também tem participação no capital da Qoros.
Há seis anos no mercado, a marca tem uma fábrica instalada nas proximidades de Xangai, com capacidade para 150 mil carros por ano. Hoje, sete modelos estão em produção.