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Preconceito é o obstáculo, diz criador de esportivo elétrico

Para Jörg Gindele, responsável pelo desenvolvimento do SLS Eletric, consumidor desconhece a tecnologia e, por isso, tem medo

FELIPE NÓBREGA ENVIADO ESPECIAL A MARSELHA

A Mercedes lançou na Europa o carro elétrico mais potente do mundo. Com 750 cv, o SLS AMG Eletric Drive tem quatro motores -um em cada roda -, o que proporciona um comportamento dinâmico diferente de qualquer esportivo a combustão.

Antes de guiar o veículo no circuito de Paul Ricard, na França, a Folha conversou com Jörg Gindele, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do veículo.

Segundo Gindele, a tecnologia deve revolucionar a forma de conceber e de utilizar o automóvel. Mas o grande desafio do carro elétrico é vencer o preconceito do consumidor, assim como ampliar seus postos de recarga.

Veja os principais trechos da entrevista.

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Folha - O SLS AMG Eletric Drive custa na Europa 450 mil euros, quase o dobro da versão a gasolina do cupê. Por que o veículo elétrico, independentemente do segmento, é sempre mais caro?

Jörg Gindele - É importante investir em novas tecnologias, mas isso tem um custo alto. A tendência é que, com o ganho de escala, componentes específicos, como as baterias [de íon-lítio] e o Kers [que aproveita a energia dissipada na frenagem], caiam de preço. Por esse motivo o segmento ainda não decolou, e o carro a combustão deve reinar por mais duas décadas. Quanto ao público do SLS AMG Eletric Drive, acredito que ele será composto por consumidores de superesportivos com visão de futuro e que se preocupam também com a questão ambiental.

Além do preço, o que falta para o carro elétrico vingar?

Existem muitas lacunas, como uma rede ampla de recarga rápida. Há também muito preconceito em relação ao elétrico. Isso só vai acabar quando as pessoas tiverem oportunidade de experimentá-los. A autonomia atual [limitada a cerca de 200 quilômetros] também é vista como um entrave, mesmo que 90% dos trajetos sejam inferiores a 50 km. E reabastecer o carro na tomada da garagem de casa, por exemplo, não é um problema, mas, sim, uma virtude pelo meu ponto de vista.

Qual é maior o diferencial do SLS AMG Eletric Drive em relação aos demais veículos?

Há diversas maneiras de configurar um carro elétrico. Se for só para substituir o motor a combustão por um a eletricidade, o resultado para o motorista fica muito entediante. Mas o fato de o SLS AMG Eletric Drive ter um motor em cada roda possibilita um comportamento dinâmico muito específico, pois é possível interferir eletronicamente no torque de cada roda, melhorando a aderência em curvas.

Isso seria perfeito para um carro de Fórmula 1...

[Gindele faz uma pausa e sorri] A Mercedes é fornecedora de tecnologia para a competição, e certamente não vamos parar por aí.


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