Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novidades vencem disputa de compactos

Campeões de venda, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 destacam-se no segmento dos hatches com motor acima de 1.0

Toyota Etios, Nissan March e Jac J3 ficam em segundo plano na disputa das versões mais completas

RICARDO RIBEIRO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A categoria dos compactos cresceu em todos os sentidos. Além dos novos concorrentes, os carros ficaram mais equipados e espaçosos.

O teste Folha-Mauá reuniu cinco modelos, todos com motor acima de 1.0. Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, que têm pouco tempo de mercado, destacaram-se por oferecer dirigibilidade e acabamento interno superiores aos dos rivais.

A dupla caiu no gosto do público -cada um teve cerca de 19 mil unidades emplacadas no primeiro bimestre de 2013. Bem mais que Nissan March (4.266) Toyota Etios hatch (4.252) e JAC J3 (919).

Esses são os modelos que renovaram o segmento. O "veterano" J3, por exemplo, tem somente dois anos de mercado.

Ser completo de fábrica (tem até sensor de estacionamento) continua sendo o trunfo do chinês, mas os rivais entregam desempenho superior e motor flex, só disponível no J3 1.5 Sport (R$ 37.490), versão recém-lançada.

Próximos em preços e propostas, os hatches testados fizeram uma disputa equilibrada. O pódio formado pelos modelos mais recentes mostra o potencial de evolução do segmento.

-

2º HYUNDAI HB20

Pequeno e com motor 1.6 (128 cv), o hatch sul-coreano fez os melhores tempos na pista e mostrou consumo de 1.0: 17 km/l na estrada, com gasolina. Perde pontos pela falta de espaço no banco traseiro, mas a posição de guiar do Hyundai é a melhor desse teste. Pela curiosidade que desperta, é o campeão do voto popular.

1º CHEVROLET ONIX

O design não é tão ousado quanto o do HB20, mas o Onix 1.4 também é ótimo de guiar. O Chevrolet ficou 2s atrás do Hyundai 1.6 no teste de aceleração, mas compensa com espaço superior ao do rival por R$ 3.000 a menos. O interior é caprichado e o sistema MyLink vale o investimento. Vence pelo bom custo-benefício.

3º TOYOTA ETIOS

O motor 1.3 fez o Etios andar tão bem quanto o Onix 1.4, e com baixo consumo de combustível. Esses fatores poderiam levar o Toyota ao topo nesse comparativo, mas a racionalidade do projeto afasta os clientes que buscam status. O preço inicial é atraente, mas há poucos itens de série. Retrovisores elétricos, por exemplo, nem fazem parte da lista de opcionais.

4º NISSAN MARCH

Quando foi lançado, em setembro de 2011, o March causou frisson e gerou filas de espera na rede Nissan. Hoje, o carro deixou de ser o centro das atenções, mas preserva qualidades como o bom desempenho na versão 1.6 (111 cv) e a leveza da direção com assistência elétrica. O interior merece ser revisto, para se igualar ao padrão das novidades do segmento.

5º JAC J3

Com motor movido apenas a gasolina, o J3 1.4 apresentou as acelerações e retomadas mais lentas do comparativo. Sua vantagem aparece no preço: nenhum concorrente é mais barato se for equipado com os mesmos itens de série do JAC. Contudo, com dois anos de mercado, o hatch compacto chinês sentiu o peso de enfrentar uma concorrência atualizada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página