Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2010 - 18h12

Artistas pintam pênis gigante em frente a agência de segurança russa

Publicidade

DA REUTERS, EM SÃO PETERSBURGO

Artistas russos pintaram um pênis gigante como forma de protesto em uma ponte levadiça no centro de São Petersburgo, pouco dias antes de uma reunião do Fórum Econômico Mundial.

A pintura tem 65 metros de comprimento, 27 metros de largura e uma cor clara. Ela foi feita na frente do prédio que abriga o Serviço Federal de Segurança (FSB), a sucessora da KGB.

O grupo artístico politizado Voina, ou a "Guerra", afirmou que fez a pichação na segunda-feira (14) para protestar contra as medidas de segurança reforçadas no Fórum Econômico Mundial, que será realizado na cidade na quinta-feira (17).

"Nós pintamos um falo gigante para mostrar o que o FSB e o Ministério do Interior estão fazendo em termos de segurança para o fórum", disse o grupo Voina, em um comunicado.

O FSB é a principal agência russa de segurança interna. O fórum vai atrair os principais líderes empresariais do mundo e contará com a presença do presidente russo, Dmitry Medvedev, e o primeiro-ministro Vladimir Putin, um ex-agente da KGB e diretor do FSB.

Por coincidência, os dois líderes russos nasceram na cidade São Petersburgo.

O falo ainda era visível nesta quarta-feira, quando um dos artistas foi multado pela polícia. O Voina se tornou um nome conhecido no cenário russo há dois anos, quando filmou cinco casais fazendo sexo um dia antes da última eleição presidencial da Rússia. A façanha foi visto como um trocadilho irônico sobre a transferência de poder.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página