Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2010 - 17h36

Arábia Saudita nega permitir que Israel use seu espaço aéreo contra Irã

Publicidade

DA EFE

O governo da Arábia Saudita negou nesta quarta-feira ter feito um acordo com Israel cedendo um corredor ao longo de seu espaço aéreo para um eventual bombardeiro sobre o Irã, como informou a imprensa britânica.

"O reino da Arábia Saudita recebeu com indignação a informação publicada por um meio britânico sobre sua intenção de permitir a Israel usar seu espaço aéreo para atacar o Irã", assegurou nesta quarta-feira o governo saudita, em comunicado divulgado por sua embaixada em Madri.

O governo de Riad respondeu assim a uma informação publicada no sábado pelo jornal britânico "The Times", segundo o qual as autoridades sauditas teriam feito testes para verificar que a abertura desse corredor a bombardeiros israelenses é possível sem que seus sistemas de defesa antiaérea sejam ativados.

O jornal britânico, que citava "fontes da Defesa do Golfo Pérsico", assegurou que "os sauditas deram permissão para que os israelenses sobrevoem [seu espaço aéreo]".

"A Arábia Saudita quer deixar claro que essa informação não tem nenhuma base além da mentira e da calúnia", disse a nota.

O país árabe também reafirmou sua oposição "clara a qualquer violação de sua soberania, a utilização de seu espaço aéreo ou seu território por terceiros para agredir a outro Estado", e lembrou que não mantém nenhuma relação com Israel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página