Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2010 - 21h33

Explosão em mina mata 18 na Colômbia; há ainda 70 soterrados

Publicidade

DA REUTERS

Mais de 70 mineradores colombianos estão soterrados e se teme que estejam mortos após uma explosão em uma mina de carvão nesta quinta-feira, no que pode ser o pior acidente deste tipo na história da Colômbia.

Ao menos 18 corpos foram retirados dos escombros depois de ocorrer uma explosão de gás no meio da noite em mina na Província de Antioquia, no noroeste do país. A expectativa é de que a número de mortos aumente com o resgate de mais vítimas.

A explosão ocorreu na pequena mina de San Fernando, longe das principais operações de mineração geridas por empresas como Drummond e Glencore, perto da costa caribenha do país, quinto maior exportador de carvão do mundo com uma produção de cerca de 70 milhões de toneladas por ano e que atualmente vive um boom em investimentos.

Na cidade de Amaga, próxima à mina destruída, parentes emocionados se abraçavam e pressionavam as equipes de resgate por notícias, enquanto os corpos cobertos por lençóis brancos eram retirados dos escombros.

"Eles têm que me dar algum sinal de esperança", disse Gladys Gallego, parente de uma das vítimas. "Até que eles a retirem eu não irei para casa".

Luz Amanda Pulido, autoridade local em desastres, disse que praticamente não existem chances de resgatar mineradores com vida após a explosão, que o presidente Álvaro Uribe chamou de "grande desastre".

"Recuperamos 18 corpos e o resgate é difícil porque ainda está vazando muito gás da mina", disse o diretor da agência de resgates Ivan Dario Viera à Reuters por telefone. "A operação pode levar no mínimo quatro ou cinco dias".

Um novo acúmulo de gás suspendeu temporariamente as tentativas de alcançar os mineradores presos a 2 mil metros da superfície, e a equipe de resgate conseguiu chegar apenas a 600 metros.

Há dois anos, cinco morreram durante uma enchente na mesma mina, segundo informações da mídia local. No ano passado, uma explosão de metano em outra mina da mesma região matou oito mineradores e, em 2007, 31 morreram após uma explosão em Norte de Santander, em um dos mais graves acidentes de mineração do país.

A explosão em San Fernando, apesar de uma das piores na história colombiana, não terá grande impacto no mercado, pois a mina é pequena e seu fornecimento é restrito ao mercado doméstico e alguns negociadores europeus, disseram fontes do mercado.

A mina de San Fernando produz 240 mil toneladas de carvão térmico por ano, segundo autoridades de Minas e Energia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página