Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2010 - 15h17

Sarkozy apoia ministro envolvido em escândalo financeiro com herdeira da L'Oréal

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM PARIS

O presidente francês Nicolas Sarkozy entrou em cena para apoiar seu ministro do Trabalho, Eric Woerth, encarregado da delicada reforma das aposentadorias, acusado de estar no centro de um "conflito de interesses" no caso da fortuna da herdeira da L'Oréal.

O chefe de Estado teve a "oportunidade de reafirmar toda sua confiança em Eric Woerth para conduzir a reforma previdenciária" e ele o encorajou "a continuar seu trabalho", declarou nesta quarta-feira o porta-voz do governo, Luc Chatel, no fim do Conselho dos ministros.

Sarkozy também tentou pôr um fim à polêmica embaraçosa de Woerth, um dos ministros mais proeminentes da maioria governante: ele conduz atualmente a reforma da segunda parte do mandato do presidente, que enfrenta uma forte oposição.

O caso entre a herdeira da grande empresa de cosméticos L'Oréal, Liliane Bettencourt, e sua filha fez com que o ministro sofresse, por vários dias, acusações de envolvimento num "conflito de interesse" pela oposição que reclama uma investigação judicial.

Gravações reveladas na semana passada sugerem possíveis fraudes fiscais na gestão da fortuna da mulher mais rica da França. O nome de Woerth, ex-ministro do Orçamento de 2007 a março de 2010, aparece nas escutas.

Elas deixam entender que ele estaria consciente das operações, a ponto de uma parte da fortuna de Bettencourt ser administrada, desde 2007, pela sua esposa.

A oposição denuncia um "conluio" entre o poder e grandes fortunas e inúmeros dirigentes exigiram a demissão de Eric Woerth. A direção do Partido Socialista pediu, na noite de terça-feira (22), "solenemente" ao presidente Sarkozy que tudo fosse esclarecido.

O ministro do Trabalho repetiu que nem ele ou sua mulher têm nada com que se preocupar, excluindo a possibilidade de se demitir.

Sua esposa, Florence, negou estar consciente de uma possível fraude e assegurou que ela não havia "absolutamente nenhum" conhecimento sobre a totalidade do patrimônio da herdeira Bettencourt, em entrevista para o Parisien nesta quarta-feira.

A confusão começou com o envolvimento da herdeira Bettencourt e sua filha Françoise, que acusa um fotógrafo de tentar abusar financeiramente de sua mãe, de 87 anos, para obter mais de um bilhão de euros (R$ 2,2 bilhões) em doações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página