Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2010 - 10h44

Nova premiê da Austrália apresenta gabinete com poucas mudanças

Publicidade

DA EFE, EM SYDNEY (AUSTRÁLIA)

A nova premiê da Austrália, Julia Gillard, anunciou nesta segunda-feira seu gabinete, no qual mantém a maioria de ministros de seu antecessor, Kevin Rudd, desbancado pelo Partido Trabalhista na semana passada.

Gillard indicou que Simom Crean, que até agora era ministro do Comércio, é o titular das pastas de Educação, Trabalho e Relações Trabalhistas, responsabilidades que recaíam sobre ela quando era vice-primeira-ministra do governo de Rudd.

À frente do Ministério de Relações Exteriores continuará Stephen Smith, a quem Julian também nomeou titular de Comércio.

Julian, que substituiu Rudd em 24 de junho, disse que oferecerá um cargo ao antecessor, caso o Partido Trabalhista ganhe as eleições previstas para outubro próximo.

No novo gabinete, o atual vice-primeiro-ministro, Wayne Swan, ocupa o cargo de secretário do Tesouro, enquanto Martin Ferguson continuará sendo titular do Ministério de Recursos Naturais.

Guerra

Na sexta-feira (25), Gillard, a primeira mulher que assume a chefia de Governo na Austrália, assegurou que seu governo manterá o compromisso no Afeganistão.

Nesta semana, o ministro da Defesa, John Faulkner, anunciou que a Austrália deve retirar suas tropas do Afeganistão em três anos, quando for concluída a missão de treinar o Exército do país asiático.

Faulkner explicou que as forças australianas terminarão de treinar o Exército afegão entre 2012 e 2014, e a partir daí os soldados ficarão outros 12 meses no país para supervisionar os membros das forças armadas locais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página