Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2010 - 07h50

Após renúncia inesperada, deputados elegem novo presidente alemão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Assembleia Federal, formada pelos 622 deputados do Bundestag (Parlamento Alemão) e delegados dos 16 Estados federados, elege nesta quarta-feira um novo Presidente para a Alemanha. A votação vem após a inesperada renúncia de Horst Köhler, eleito no ano passado para um segundo mandato.

Köhler anunciou no último dia 31 de maio sua renúncia, poucos dias após dar polêmicas declarações sobre o Afeganistão. Segundo ele, o motivo da renúncia seriam as críticas às suas declarações sobre a ação militar e os interesses comerciais da Alemanha no país.

Na disputa ao cargo, estão o democrata-cristão (CDU) Christian Wulff, chefe do Governo da região da Baixa Saxônia, e o independente Joachim Gauck, antigo responsável pela custódia dos arquivos da Stasi, a Polícia política da extinta Alemanha Oriental.

Wulff, um dos barões regionais da chanceler alemã e líder da CDU, Angela Merkel, é tido como favorito já que os partidos da coalizão tem uma maioria de mais de 20 votos na Assembleia Federal. A votação, contudo, não deixa de ser vista como um teste crucial para a chanceler, cuja coalizão de centro-direita enfrenta dificuldades desde que assumiu, em outubro passado --enfrentando disputas sobre suas políticas e forçada a adotar um impopular pacote de resgate com a crise econômica.

O presidente na Alemanha tem tradicionalmente pouca influência política, mas a eleição desta quarta-feira carrega poderoso simbolismo já que muitos especulam que a derrota de Wulff pode dar o golpe final do colapso.

E não está descartado que Gauck, candidato proposto pela oposição social-democrata e verde, possa surpreender, com a ajuda de dissidentes nas fileiras da coalizão governante.

O pastor evangélico e antigo dissidente na Alemanha Oriental só teria uma possibilidade real de eleição caso haja um terceiro turno, que é decidido por maioria simples, e se os delegados da formação da Esquerda apoiassem sua candidatura.

Merkel fez um último apelo na terça-feira à noite aos delegados da coalizão --formada por democrata-cristãos, socialista-cristãos bávaros e liberais-- para apoiarem Wulff e assegurarem sua escolha.

A disputa conta ainda com outros dois candidatos azarões, a jornalista Lukretia Jochimsen, proposta pela formação da Esquerda, e o cantor ultranacionalista Frank Rennicke, candidato do Partido Nacional-democrata Alemão, que conta com quatro representantes na Assembleia Federal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página