Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2010 - 12h32

Ingrid Betancourt volta à Colômbia para aniversário de sua libertação

Publicidade

DA ANSA, EM BOGOTÁ

A ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, que permaneceu durante seis anos refém das (Farc) Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, chegou hoje a Bogotá para assistir à celebração do segundo aniversário de sua libertação.

Betacourt se declarou "muito emocionada" por estar novamente na capital, que deixou poucos dias depois de ser solta a fim de iniciar um giro internacional e se dedicar à redação de suas memórias.

A operação Jaque, realizada em 2 de julho de 2008, resultou na libertação de outros 14 sequestrados, entre eles três norte-americanos. De acordo com a versão oficial, os militares responsáveis pela ação enganaram os guerrilheiros, que acreditaram estar entregando os cativos a um suposto grupo humanitário.

"É uma bela oportunidade para recordar eventos bonitos", assegurou a ex-candidata à rádio Caracol sobre o aniversário, o qual definiu como "uma festa".

Betancourt explicou que se encontrou nos Estados Unidos com a equipe de militares que executou a operação Jaque. "Eles são família. Não há distância nem protocolo. Estamos irmanados pelas circunstâncias que vivemos", apontou ela.

"Todavia, não terminou", acrescentou, referindo-se ao dano emocional decorrente dos anos em cativeiro na selva do sul da Colômbia -- durante os quais permaneceu muitas vezes, segundo seus relatos, acorrentada e sob condições desumanas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página