Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2010 - 01h58

Traficante colombiano foragido há 15 anos é preso na Venezuela

Publicidade

DA EFE, EM BOGOTÁ

O traficante colombiano Carlos Alberto Rentería Mantilla, conhecido como "Beto Rentería", foi preso nesta segunda-feira na Venezuela depois de 15 anos foragido, segundo fontes policiais citadas pela imprensa da Colômbia.

Mantilla, de 65 anos, era um dos chefes do cartel Norte del Valle e foi detido em uma operação que contou com apoio da inteligência britânica.

As fontes não deram detalhes sobre a operação, assim como não informaram em que ponto da Venezuela o traficante foi preso.

Rentería é considerado como um dos últimos chefes do poderoso cartel colombiano Norte del Valle. O Departamento de Estado dos Estados Unidos oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões por sua detenção.

Em dezembro de 2008, a extradição para os EUA de Diego León Montoya Sánchez, conhecido como "Don Diego" e principal líder desse cartel, marcou o fim da organização criminosa, acusada de enviar 500 toneladas de cocaína ao mercado americano entre 1990 a 2004, segundo as autoridades colombianas.

Além disso, em janeiro de 2008, foi assassinado na Venezuela o outro chefe do cartel, Wilber Varela, conhecido como "Jabón", com quem "Don Diego" travou uma guerra que deixou pelo menos 500 mortos no sudoeste colombiano.

O cartel Norte del Valle substituiu em poderio o dissolvido cartel de Cali, da mesma região do sudoeste colombiano e liderado pelos irmãos Gilberto e Miguel Rodríguez Orejuela, que foram extraditados para os EUA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página