Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2010 - 10h12

Ex-ministro da Fazenda é condenado por corrupção na Jordânia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um tribunal da Jordânia sentenciou nesta terça-feira o ex-ministro da Fazenda Adel Qudah -- também ex-presidente da refinaria de petróleo Jordan Petroleum Refining -- a três anos de prisão após ser condenado por corrupção.

As penas atingem ainda mais três pessoas. O executivo-chefe da petroleira, Ahmad Rifai, o assessor econômico do primeiro-ministro Mohammed Rawashed e o empresário Kalid Shahin.

A condenação está ligada à concessão irregular de um contrato para expansão da refinaria em favor da companhia de Shahin, uma operação avaliada em US$ 1,2 bilhão.

Os três políticos foram condenados por ter aceitado suborno de Shahin, um dos mais ricos empresários da Jordânia. Outras acusações de apropriação e gastos excessivos foram descartadas por falta de evidências.

Esta é a primeira condenação de um alto oficial do governo por corrupção na Jordânia. O julgamento atraiu muita atenção no país e abalou as tradições políticas em Amã, onde não havia histórico de processos deste tipo.

O primeiro-ministro Samir Rifai deixou claro ao assumir o posto, em dezembro, que atacaria a corrupção no país e o caso tem sido visto como um indicador da habilidade do governo em desmantelar esquemas do tipo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página