Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2010 - 08h03

Justiça proíbe escolas de Mato Grosso de servir chá e pipoca como merenda

Publicidade

RODRIGO VARGAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

Cerca de 450 alunos de 3 a 14 anos da rede municipal de Planalto da Serra, em Mato Grosso, recebiam como merenda um saco de pipoca e uma xícara de chá. Por decisão da Justiça, agora o cardápio deverá ser preparado com a supervisão de um nutricionista.Caso não cumpra a decisão, a prefeitura será multada em R$ 10 mil por dia.

Com cerca de 2.700 habitantes, Planalto da Serra (256 km de Cuiabá) diz que aguarda a aprovação de uma abertura de crédito para a compra de alimentos. A cidade recebe recursos federais para a merenda --ano passado foram R$ 21,7 mil.

O Ministério Público, que pediu a regularização da merenda em ação civil pública, abriu inquérito para apurar possível desvio de verbas. Em 25 de maio, o prefeito Dênio Ribeiro (DEM) enviou às escolas um comunicado no qual declara que a prefeitura está "impossibilitada de oferecer a merenda escolar".

A Folha procurou a Prefeitura de Planalto da Serra, mas não obteve resposta.

VALOR NUTRICIONAL

Para a nutricionista Bárbara Prado, uma merenda à base de pipocas e chá não atende a necessidade alimentar dos alunos e ainda traz quantidades de gordura e sal muito acima do recomendado para uma pequena refeição.

"Essa combinação não tem nenhum valor nutricional, e traz prejuízos óbvios a crianças que não se alimentam bem em casa."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página