Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2010 - 17h15

Professores do Maranhão param amanhã contra proposta do governo

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

Professores da rede estadual do Maranhão vão paralisar os trabalhos por uma semana em protesto contra a decisão do governo do Estado de abandonar o texto elaborado juntamente com a categoria para um novo estatuto do educador.

A paralisação começa na quarta-feira (1º) pela manhã com uma caminhada pelo centro de São Luís e uma concentração em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo do Estado.

A secretária-executiva do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão, Janice Nery, disse que a proposta apresentada pelo governo é diferente daquela elaborada após seis meses de discussão com os professores.

A nova proposta, segundo Nery, não define a política salarial, não detalha como serão aplicadas as gratificações nem a forma de ascensão profissional. 'O governo encaminhou um documento desconsiderando toda a discussão', disse.

Em nota, a Secretaria da Educação disse que está aberta ao diálogo na busca por um consenso que permita a aprovação da proposta revisada do novo estatuto pela Assembleia. A próxima etapa agora é encaminhamento da proposta ao Legislativo, onde deverá ser discutida e votada.

De acordo com a nota, o governo disse ter comunicado ao sindicato de que a recomposição dos salários dos professores não poderia impactar despesas financeiras do Estado, de acordo com a legislação eleitoral e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo Nery, o sindicato tem um parecer da Justiça Eleitoral que afirma que o período eleitoral não é impedimento para votação de planos de reestruturação de carreiras.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página