Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2010 - 10h41

Cartilha de conselho orienta pais e professores sobre bullying

Publicidade

TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO

O aumento de casos de bullying nas escolas levou o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a fazer e a distribuir uma cartilha que orienta os pais sobre o fenômeno. O material também pretende orientar pais e professores a identificarem crianças e adolescentes que sofrem ou praticam bullying.

Professor vira alvo de chacota e ofensa de aluno na internet
Justiça condena mãe de aluno e alimenta onda antibullying
Metade dos alunos é alvo de bullying em São Carlos (SP)
Justiça condena aluno da 7º série a indenizar colega por bullying

A cartilha, feita pela psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, integra o projeto Justiça nas Escolas, lançado nesta semana. "É um problema muito sério, que pode levar a consequências graves, como evasão escolar e até suicídios", diz o juiz Daniel Issler, coordenador do projeto.

Serão distribuídas inicialmente 46 mil cartilhas em tribunais, no MEC e em secretarias estaduais da Educação.

Segundo a cartilha, a conduta dos agressores pode ser identificada já em casa, por meio de sinais como comportamento desafiador e agressivo com os familiares.
Já crianças que sofrem bullying podem ter até sintomas físicos, como dores de cabeça e vômitos, principalmente no período que antecede a aula.

Especialistas alertam que esses sinais podem enganar. Para a psicóloga Rosely Sayão, colunista da Folha, a melhor forma de saber se uma criança é vítima de bullying é por meio de conversa.

"Sinais como esses [da cartilha] podem apontar também dificuldade de aprendizado, vontade de ficar jogando videogame e até mesmo não indicar nada", diz. "O importante é que o adulto seja presente."

O projeto Justiça nas Escolas busca promover seminários e visitas de membros da Justiça aos colégios para discutir questões de violência no ambiente escolar --o bullying é um dos temas.

A cartilha completa está disponível no site do CNJ (www.cnj.jus.br).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página