Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2010 - 17h23

Entidades estudantis exigem retratação e criam telefone para reclamações sobre Enem

Publicidade

DE SÃO PAULO

A UNE (União Nacional dos Estudantes e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) divulgaram nota oficial nesta segunda-feira condenando a atitude do Ministério da Educação de ameaçar alunos pelo Twitter (rede de microblogs). As entidades lançaram um canal de recebimento de reclamações sobre a prova.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"É lamentável que o MEC tenha usado umas das mais importante redes sociais da atualidade, o Twitter, não para esclarecer e informar a respeito dos lapsos ocorridos no Enem 2010 e, sim, para criar um clima de perseguição na internet", diz a nota.

Neste domingo (7), durante a aplicação da segunda prova, o MEC e o Inep, órgão do ministério responsável pelo Enem, divulgaram a seguinte mensagem: "Alunos q [que] já 'dançaram' no Enem tentam tumultuar com msgs [mensagens] nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los".

Na nota, as entidades estudantis exigem "a imediata retratação pública do MEC e a responsabilização do autor da frase escrita no Twitter oficial da assessoria de comunicação social" do ministério. "A UNE e a Ubes não aceitam qualquer tipo de ameaça aos estudantes brasileiros."

Em mensagem divulgada hoje, também pelo Twitter, o MEC afirma que o monitoramento dizia respeito "a quem dizia utilizar celular durante a prova, e não aos comentários na rede".

Os representantes estudantis pedem também um diagnóstico do MEC sobre os problemas ocorridos, a divulgação do número exato de estudantes prejudicados e a realização de um novo exame para eles. A nota afirma que esses são os os passos mínimos para que a credibilidade do Enem 2010 seja garantida.

A nota das entidades ainda defende o Enem e afirma que o exame democratiza a universidade brasileira e é fundamental na construção do Sistema Nacional da Educação. "Defender o Enem é, antes de tudo, corrigir os seus erros."

DENÚNCIAS

A UNE e A Ubes lançaram um canal de recebimento de reclamações sobre a prova. Os candidatos prejudicados pode enviar e-mail para enem2010@une.org.br ou ligar para 0/XX/11/2771-792 (segunda à sexta das 9h às 17h).

As entidades dizem que a partir do levantamento das reclamações, poderão identificar possíveis medidas individuais ou coletivas ou outros posicionamentos a serem tomados frente ao Enem 2010.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página