Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2010 - 17h45

Autor de "1808" diz que prova do Enem cita seu livro de forma errada

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O escritor Laurentino Gomes, autor do livro "1808", afirmou que a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicada no fim de semana para mais de três milhões de estudantes em todo o país, deveria ter sido melhor checada.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Em seu blog, o autor repercutiu a reclamação de estudantes e professores de cursinhos de que uma das questões da prova de história cita o ano de 1810 como sendo a data da abertura dos portos brasileiros por D. João. O livro de Gomes foi usado como fonte de referência da prova.

"O erro, infelizmente, é do MEC, não meu. A data correta, que aparece no capítulo Salvador do livro, pág. 116, é 28 de janeiro de 1808", afirmou. O autor diz, porém, que a falha não deve ser usada para "atacar a própria existência do Enem", que ele considera uma "conquista do sistema educacional brasileiro".

Na correção da prova, a professora de história do Objetivo Selma Rossino reparou o erro, mas afirmou que ele não deve ter comprometido a resposta da questão.

O Inep foi contatado, mas não se manifestou até a publicação desta matéria. Assim que houver um posicionamento do instituto ele será incluído neste texto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página