Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2010 - 08h38

Aluno troca rede pública por particular, apontam dados

Publicidade

DE SÃO PAULO

Diferentemente do sistema público, a rede privada de educação básica tem ganho alunos. A informação é da reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição desta sexta-feira da Folha (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

De acordo com o texto, pesquisadores, escolas particulares e o próprio MEC veem nos números uma tendência de migração de alunos da rede pública para a privada, impulsionada pela melhoria da renda das classes C e D --tradicionais usuárias do sistema oficial.

De 2007 a 2010, as escolas pagas cresceram 18% e agora representam 15% das matrículas, o maior número de estudantes da década, de acordo com o Censo Escolar. No mesmo período, o sistema público encolheu 6%. Os dados abrangem do ensino infantil ao médio. O mesmo movimento é verificado pelo IBGE, por meio da Pnad.

Em termos de qualidade, os dados disponíveis são insuficientes para verificar se a migração causou mudanças. Segundo o Ideb, avaliação federal que avalia nota dos alunos e taxas de reprovação, a rede privada melhora desde 2005 nos primeiros anos do ensino fundamental. Já no médio, está estagnada.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página