Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2011 - 18h39

UNE fará passeatas por 50% dos recursos do pré-sal para educação

Publicidade

PEDRO SOARES
DO RIO

A UNE (União Nacional dos Estudantes) vai realizar protestos nas principais capitais do país contra o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à proposta de destinar 50% dos recursos do pré-sal à educação, que constava do projeto de criação do Fundo Social, a ser capitalizado com os dinheiro obtido pela União com os contratos de partilha de produção de petróleo.

Como forma de protesto, serão realizadas passeatas e atos em universidades de todo o país a partir de março, segundo a UNE.

Iniciativa da entidade abarcada pelo Congresso, a proposta foi vetada por Lula nos últimos dias de governo. 'O veto não foi o final da nossa luta. Foi um equivoco muito grande, mas vamos continuar lutando e mobilizando a sociedade para sensibilizar o Congresso a derrubar o veto', disse Augusto Chagas, presidente da UNE.

A entidade realizou ontem no Rio a plenária do Conselho Nacional de Entidades de Base, que reúne representantes de diretórios e centros acadêmicos de todo o país. Na plenária final do encontro, foi aprovada ainda a proposta de defender a ampliação do gasto em educação de 7% para 10% do PIB dentro do Plano Nacional de Educação, que está em tramitação no Congresso.

A UNE quer ainda que o governo coloque no plano a meta de chegar a 2020 com 40% dos jovens de 18 a 24 anos no ensino superior --com 60% das vagas cobertas pelo sistema público.

"Só com esse investimentos e os recursos do pré-sal é que vamos conseguir superar o enorme deficit que existe", disse Chagas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página