Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2011 - 17h00

Escola usa SMS para contato com os pais no Espírito Santo

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE SÃO PAULO

Pais de estudantes matriculados na rede estadual do Espírito Santo vão começar a receber informações sobre as atividades escolares dos filhos em seus celulares.

O Serviço de Mensagem Escolar prevê o cadastro de 50 mil telefones, ou cerca de 15% dos pais ou responsáveis pelos alunos, em uma primeira etapa.

Até junho, eles serão avisados sobre atividades escolares e faltas --essas, no entanto, somente em casos recorrentes e sem justificativa.

"Queremos ampliar a participação da família na educação de forma ágil", afirma o secretário de Educação Klinger Barbosa Alves.

No fim do semestre, o sistema será testado também para envio de notas. Se for bem-sucedido, a proposta é expandi-lo para toda a rede.

Para Cleonara Schwartz, professora de pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, a medida é boa, mas não substitui a conversa.

"Para alertar os pais, a escola não pode mais depender do bilhete, que muitas vezes nem é entregue. Assim, o pai vai saber (da situação) e pode ir à escola e conversar com o filho. É uma parceria fundamental", afirma.

SEM CRÉDITO

Em 30 escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, o aluno que falta à aula não consegue recarregar créditos para o ônibus. A primeira mensagem de alerta é enviada para o celular dele; a partir da terceira falta, quem fica sabendo são os pais.

"Essa comunicação só incomoda o aluno que vai à praia em vez de estudar; os pais apoiaram substancialmente", afirma o subsecretário de Gestão e Infraestrutura da Secretaria de Educação do Rio, Sergio Mendes. Segundo ele, a medida será ampliada para toda a rede neste ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página