Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2011 - 18h10

Campus da USP em Santos será na antiga garagem de bondes

Publicidade

FELIPE CARUSO
DE SANTOS

O governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Santos e a USP (Universidade de São Paulo) anunciaram nesta sexta-feira que o primeiro campus da universidade na Baixada Santista será numa área na Vila Mathias, onde funcionavam a escola estadual Cesário de Bastos e a antiga garagem de bondes.

USP transfere graduação da Poli para Santos e cria 4 cursos

Caberá à USP fazer as obras de readaptação dos imóveis, que somam 13 mil metros quadrados e são em parte tombados pelo patrimônio histórico municipal devido ao valor cultural.

A previsão é de que já em 2012 tenham início as aulas do curso de graduação em engenharia de petróleo e do mestrado em sistemas logísticos. A transferência do curso para o litoral se deve à necessidade de atender à demanda gerada pelas instalações da Petrobras na cidade para a exploração do petróleo do pré-sal na Bacia de Santos.

"O poço de petróleo mais produtivo do Brasil fica no campo de Lula, na Bacia de Santos, ou seja, já é no pré-sal, não no pós-sal, comemorando os futuros engenheiros do petróleo formados aqui", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB) na cerimônia.

Desde 2002 ministrado na Cidade Universitária, em São Paulo, o curso de engenharia de petróleo oferecerá inicialmente as mesmas dez vagas atuais. A diretoria da Poli (Escola Politécnica) quer aumentar esse número para 50, mas ainda não definiu prazos.

Como a maior dificuldade da USP ao vir para Santos foi encontrar um terreno adequado, o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) ofereceu uma opção para a expansão do campus na área continental do município.

"Apesar de a área na Vila Mathias ser generosa e suficiente, nossos planos para a USP em Santos são muito maiores. Com o novo zoneamento aprovado na Câmara Municipal há duas semanas, e que será sancionado por mim nos próximos dias, oferecemos a alternativa para a implantação de um campus completo e com as dimensões semelhantes à Cidade Universitária", disse o prefeito Papa.

O novo campus da USP em Santos também abrigará o novo curso de especialização em ética, valores e cidadania, uma parceria entre a universidade e o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O curso é direcionado para professores, coordenadores pedagógicos e diretores de instituições de ensino, terá cem vagas e é semipresencial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página