Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2011 - 02h40

Austrália flexibilizará requisitos para vistos de estudantes internacionais

Publicidade

DA EFE

O governo australiano anunciou nesta quinta-feira que flexibilizará alguns requisitos para a obtenção de vistos de estudantes internacionais, com o objetivo de promover suas universidades no mercado mundial.

"O setor da educação vocacional e das universidades esteve preocupado porque o sistema de vistos diminuiu sua competitividade frente a outras nações", assinalou o ministro da Educação Terciária, Chris Evans, em declarações à Radio Australia.

Evans precisou que o governo agilizará o processo de tramitação para os vistos dos estrangeiros que buscarem completar sua carreira universitária na Austrália, mas indicou que prosseguirão os controles para verificar se é genuína a intenção dos solicitantes de estudar e depois retornar ao seu país de origem.

As medidas anunciadas também introduzirão novos vistos de trabalho para os estudantes estrangeiros que obtenham seus títulos na Austrália, a fim de permitir uma estadia mais longa após sua graduação, assim como uma redução significativa do montante de dinheiro obrigatório que o solicitante necessita ter em sua conta bancária.

O Executivo australiano espera pôr estas mudanças em vigor a partir do segundo semestre do próximo ano.

O número de solicitações para a obtenção de vistos de estudantes caiu 18,9% entre o ano fiscal 2008-09 e 2009-10, segundo dados oficiais.

No total, 270.499 estudantes estrangeiros obtiveram vistos no ano fiscal 2009-10, dos quais 45,8% provinham de China, Índia, Coreia do Sul, Tailândia e Brasil, acrescentou a fonte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página