Publicidade
Publicidade
Testes tradicionais são insuficientes, dizem especialistas
Publicidade
DE SÃO PAULO
O modelo tradicional de avaliação, que mede só conteúdo e alunos, tem se mostrado insuficiente para mensurar as habilidades que se esperam dos jovens do século 21, informa reportagem de Patrícia Gomes publicada na Folha desta segunda-feira.
A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
O economista James Heckman, professor da Universidade Harvard, afirma que os testes padronizados, ainda muito usados nos EUA (como o SAT, fonte de inspiração para a elaboração do Enem), não são avaliações eficazes de sucesso escolar.
Esses exames não conseguem, por exemplo, medir o nível de cooperatividade e criatividade do aluno, características fundamentais para ele dar certo no mundo de hoje, disse na semana passada, em São Paulo, quando participou de seminário internacional sobre educação e apresentou o resultado de suas pesquisas (Hard evidence on soft skills).
A professora espanhola Maria Acaso Lopez concorda. Ela chama o modelo clássico de educação bulímica, uma vez que se resume a memorizar, vomitar e esquecer.
No Brasil, escolas públicas e particulares têm adotado técnicas de avaliação que também levem em conta competências não cognitivas como organização, capacidade de trabalhar em equipe e poder de decisão.
Leia a reportagem completa na Folha desta segunda-feira, que já está nas bancas.
+ Canais
+ Notícias em Saber
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Avaliação reprova 226 faculdades do país pelo 4º ano consecutivo
- Dilma aprova lei que troca dívidas de universidades por bolsas
- Notas das melhores escolas paulistas despencam em exame; veja
- Universidades de SP divulgam calendário dos vestibulares 2013
- Mercadante diz que não há margem para reajuste maior aos docentes
+ Comentadas
- Câmara sinaliza absolvição de deputados envolvidos com Cachoeira
- Alunos com bônus por raça repetem mais na Unicamp
+ EnviadasÍndice