Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2011 - 12h38

Microsoft lança programa de proteção contra vírus Duqu

Publicidade

DA FRANCE-PRESSE, EM SAN FRANCISCO

A Microsoft começou na sexta-feira (4) a assessorar empresas sobre como se defender contra o ataque do vírus Duqu, um malware (software malicioso) semelhante ao Stuxnet.

A gigante americana lançou seu programa de proteção com informação detalhada para que as empresas de antivírus detectem os ataques do Duqu, que se aproveita das falhas do sistema operacional Windows.

"Para facilitar o trabalho dos clientes, lançamos uma articulação que permitirá a instalação do programa de defesa mediante um único clique, para facilitar o trabalho das empresas", afirmou o diretor do Centro de Respostas de Segurança da Microsoft, Jerry Bryant.

"Nossa equipe de engenheiros determinou a origem desta vulnerabilidade e estamos trabalhando para criar uma atualização de segurança de alta qualidade para saná-la", destacou em um alerta de segurança, publicado na internet.

O Duqu pode infectar os computadores, escondendo-se em um arquivo do processador de texto Word aberto sob a forma de uma extensão de correio eletrônico.

O malware foi detectado em uma dúzia de países, incluindo Irã, França, Reino Unido e Índia, segundo a empresa americana de segurança informática Symantec.

O Stuxnet foi projetado para atacar o sistema de controle de computadores fabricados pela empresa alemã Siemens e costuma ser usado em indústrias, como estações de tratamento de água, plataformas petroleiras, empresas elétricas e outros centros de importância estratégica.

A maioria das infecções por Stuxnet foi descoberta no Irã, elevando as especulações de que se trata de uma sabotagem intencional, voltada para as instalações nucleares do país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página