Publicidade
Publicidade
Google tenta 'empurrar' usuários para sua rede social
Publicidade
LUCAS SAMPAIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O Google tem feito de tudo para atrair o usuário: integrou seus produtos e serviços à sua rede social, já redesenhou a interface do Google+ duas vezes em dez meses e adotou um "gatilho" que cria, automaticamente, um perfil na comunidade virtual quando um usuário abre uma conta em outro produto ou serviço da empresa, como o Gmail ou o YouTube. Segundo a companhia, foi mais de uma mudança por dia desde a criação do Google+, em 28 de junho de 2011.
Como resultado, alcançou a incrível marca de 170 milhões de pessoas na rede social em tão pouco tempo.
"O Google não tem feito nada para aumentar o volume do Google+", diz Felix Ximenes, diretor de comunicação e assuntos públicos do Google para o Brasil. "É completamente orgânico o crescimento. Ele é um fenômeno."
O problema é que, apesar de novos usuários não pararem de surgir a cada dia, eles simplesmente não interagem no Google+ e quase não o acessam.
O último dado público sobre tempo gasto em redes sociais, de janeiro deste ano, mostra que, enquanto usuários ficavam uma média mensal de 7,5 horas conectados ao Facebook, no Google+ eles passavam 3,3 minutos.
"Não estamos preocupados com o Facebook", diz Ximenes. "Ele não é um competidor direto." Segundo o diretor, o Google+ não é uma simples rede social. "Nós o enxergamos como uma camada social que permeia todos os nossos produtos."
PUBLICIDADE ON-LINE
O investimento pesado no Google+ tem razões mercadológicas: os usuários gastam cada vez mais tempo nas redes sociais, compartilhando conteúdo e interagindo.
Essas preciosas informações são utilizadas pelas empresas para criar anúncios mais eficientes para esses mesmos usuários. Mas o Google, que baseia seu modelo de negócio na receita de anúncios, não consegue ter acesso a essas informações.
"As redes sociais ganharam importância há alguns anos", diz José Calazans, analista do Ibope Nielsen. "Elas mantêm as pessoas por mais tempo na internet, e as empresas têm olhado para elas."
"A excelência do Google é varrer a web aberta", diz Marcel Leonardi, diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google no Brasil. "Mas existe um movimento contrário à liberdade da web, de migração para os 'jardins murados'." Com o Google+, a empresa quer fazer parte dessa festa.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
'DIALÉTICA HUMANA'
Em vez de uma foto qualquer em seu perfil no Facebook, o servidor público do Ministério da Saúde em Cuiabá Rogério Marques, 32, usa um código de barras QR com um link para sua página no Google+.
"A foto diz um pouco sobre mim, sobre eu ser fã do Google e de seus produtos", diz Marques, que se classifica como um "heavy user" do Google+ e que já estudou filosofia, letras e sistemas de informação na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
"A cada dia descubro mais sobre as inúmeras possibilidades de como usar essa incrível ferramenta", diz o servidor público. "Tenho a impressão de que o Facebook é como a sociedade normal, convencional, com aquelas ideias médias em geral --porque lá estão seus parentes e até seus vizinhos."
"O Google+ é como a universidade ou o seu quarto, onde você aprofunda ideias, reflexões, onde nascem os novos conceitos."
Ele diz ter mais retorno das postagens e compartilhamentos que faz na rede social do Google e que teve sorte em encontrar um grupo grande de pessoas com pensamentos afins. "Para falar com pessoas que estão na ponta da produção do conhecimento e da inovação, com certeza você deve usar o Google+."
"Posso dizer, das minhas antigas aulas de filosofia, que o Google+ é a experiência mais próxima da realização da verdadeira dialética humana."
+ Blog de Tec
- Coreanos terminam 'Diablo 3' em sete horas
- Conexão lenta prejudica Virada Digital; 'mutirão' é destaque
- Assine o feed do Blog de Tec
+ Canais
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas