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25/07/2012 - 06h36

Empresas de tecnologia expandem atuação em diversas áreas e acirram concorrência

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LEONARDO LUÍS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É comum que grandes empresas de tecnologia queiram ter coisas que a concorrência já tem, mas a tendência atingiu um pico ultimamente.

Em junho, para concorrer com o iPad, a Microsoft anunciou um tablet, assim como o Google, que no mesmo dia exibiu uma central multimídia para enfrentar a Apple TV.

A Apple apresentou um aplicativo próprio de mapas para o iOS 6, com exibição em 3D, recurso que o Google tinha anunciado para seus mapas uma semana antes.

Reprodução
O brasileiro Hugo Barra, responsável pelo desenvolvimento do sistema Android, com o Nexus 7
O brasileiro Hugo Barra, responsável pelo desenvolvimento do sistema Android, com o Nexus 7

O Facebook disponibilizou uma loja de aplicativos --algo que Google, Apple e Microsoft já tinham--, reforçando especulações de que estaria interessado em lançar um smartphone próprio --a empresa deve fazer isso em 2013, de acordo com reportagem recente do "New York Times".

Outra gigante que também quer lançar um smartphone no ano que vem é a Amazon, segundo a agência Bloomberg e o "Wall Street Journal". Especula-se que a empresa também queira fazer mapas em 3D, depois de ela ter comprado, em junho, a UpNext, que tem um serviço de mapas com esse recurso.

COMPARATIVO

A Folha comparou a abrangência das cinco empresas quanto a alguns de seus produtos e serviços mais importantes. Entre os 13 itens considerados, o tablet foi o último a aparecer na lista de alguma das cinco, em abril de 2010, com o iPad, da Apple.

Na época, a Microsoft não tinha cinco dos 13 itens; hoje, dois anos depois, só não tem o smartphone. A Apple, incluindo o iPad, tinha nove, e agora tem 11.

O Google só tinha sete itens, pouco mais da metade da lista. Hoje, tem todos.

 

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