Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2012 - 11h49

Estilo da seleção da Espanha vira desafio para criadores de 'Fifa 13'

Publicidade

DA EFE, EM VANCOUVER

O incansável toque de bola da seleção espanhola causa dor de cabeça não só para seus adversários, mas também para os criadores da série "Fifa", tradicional game de futebol.

A característica da equipe, priorizando o coletivo ao invés do individual, "é muito difícil de implantar" no campo da informática, declarou o produtor do jogo, o colombiano Santiago Jaramillo, à agência Efe, na sede da Electronics Arts (EA), fabricante do jogo, em Vancouver, no Canadá.

Divulgação
Imagem do jogo "Fifa 13"
Imagem do jogo "Fifa 13"

Jaramillo, que desenvolve o game desde 2008, comentou o fato de a Espanha ter conquistado a Eurocopa com seis meias e nenhum atacante, o que fez sua equipe pesquisar ainda mais.

O diretor de esportes da EA, Andrew Wilson, falou sobre o extenso trabalho realizado para definir os atributos de cada jogador (mais de 15 mil estão em "Fifa 13"), nos aspectos físicos e técnicos, mas disse que a soma de bons jogadores não forma uma boa equipe.

"Se for pensar na Espanha, é um time que não se trata apenas de grandes jogadores, são grandes jogadores com uma grande química entre eles. Pensamos muito para ver de onde vem essa química: o fato de serem do mesmo país, de jogarem juntos em seus clubes, e o bom entrosamento entre os atletas", detalhou Wilson.

O resultado dessas análises poderá ser visto em "Fifa 13", que permitirá um Modo Carreira nos clubes e nas seleções, algo que era pedido pelos jogadores do game e que será uma das principais novidades para a edição deste ano.

Os atletas, de acordo com seu desempenho, poderão chegar na seleção de seu país, e os jogadores podem optar por ser um técnico e comandar a seleção na busca pelo título da Copa do Mundo.

Entre as melhorias do novo game estão uma maior "inteligência" dos jogadores para se anteciparem a possíveis passes, buscarem espaços entre a defesa e um domínio de 360 graus com a bola, visando facilitar o drible.

Kai Pfaffenbach/Reuters
Jogadores da Espanha com a taça da Eurocopa após golear a Itália na final
Jogadores da Espanha com a taça da Eurocopa após golear a Itália na final

Em busca do realismo, o jogo usa a sensibilidade no joystick para que os passes complicados se tornem mais complicados para serem recebidos, e destacar os jogadores com maiores recursos técnicos.

"Fifa 13" vai aprimorar também o "mano a mano", o que fará com que os zagueiros possam ser mais efetivos no combate e no jogo sem a bola, além de contar com uma seção de treinos para quem quiser jogar.

O game também estreará um catálogo onde o jogador poderá trocar seus pontos acumulados por horas jogadas, conseguindo chuteiras novas e sendo convocado para a seleção nacional.

Jaramillo disse que no Modo Carreira as negociações serão mais realistas e que existirá a opção de voltar a disputar algumas partidas perdidas.

A última edição da série foi escolhida a melhor do ano na categoria esportiva pelos críticos da E3, feira especializada em tecnologia. "Fifa 13" será lançado para Xbox 360, Playstation 3, PC e Nintendo Wii.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página