Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2012 - 20h15

Amazon investe em distribuição de conteúdo digital para múltiplos aparelhos

Publicidade

DA REUTERS

A Amazon está tentando distribuir sua música e vídeos digitais para o maior número possível de aparelhos, reproduzindo uma estratégia que deu excelentes resultados para o Kindle, o leitor eletrônico do maior grupo mundial de varejo on-line.

A teoria é que, se os clientes puderem assistir a vídeos e ouvir música da Amazon nos aparelhos que já têm, é mais provável que adquiram conteúdo via Amazon do que junto a concorrentes como o iTunes, da Apple, ou o Netflix.

O mais recente exemplo disso surgiu na quarta-feira (1º), quando a companhia revelou um novo aplicativo para o iPad que permite que usuários baixem e recebam conteúdo da Amazon em streaming.

No começo da semana, a Amazon havia atualizado seu aplicativo de música digital Cloud Player e anunciado que ele em breve estaria disponível nos decodificadores de TV Roku e no sistema Sonos de música em streaming.

Programadores e analistas dizem que é provável que a Amazon esteja desenvolvendo novos aparelhos próprios. Mas a companhia também quer conseguir a instalação de seus aplicativos para mídia digital na maciça base de aparelhos vendidos por companhias como Apple, Google e Samsung.

"Um objetivo crucial é vender mais, quer em formato físico, quer digital. A maneira de fazê-lo é observando quais problemas os consumidores têm e podemos resolver", disse Bill Carr, vice-presidente de música e vídeo digital da Amazon.

"Eles querem ler livros, ouvir música e assistir a programas de TV e filmes onde quer que estejam e não querem que isso dê trabalho", acrescentou. "Se a experiência do consumidor for melhor, ele desejará repeti-la com mais frequência."

A Amazon domina o mercado de livros eletrônicos em parte porque os consumidores podem comprar um livro eletrônico da empresa e lê-lo não só no Kindle mas em aparelhos como iPad, iPhone e BlackBerry, além de dispositivos com Android e computadores com OS X ou Windows.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página