Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2012 - 00h27

Apple e Samsung fazem considerações finais em disputa judicial

Publicidade

DA REUTERS, EM SAN JOSÉ (CALIFÓRNIA)

A Apple gastou anos desenvolvendo seu famoso iPhone, mas a Samsung cortou caminho ao copiar o desenho de sua rival após perceber que não conseguiria acompanhá-la, afirmou um advogado da Apple à medida que o julgamento de violação de patentes envolvendo as duas empresas aproxima-se de um clímax.

As considerações finais na disputa legal entre a Apple e a Samsung começaram na terça-feira (21) no tribunal federal em San José, na Califórnia. O júri provavelmente começará a deliberar nesta quarta-feira (22).

Sascha Schuermann - 25.ago.11/Associated Press
Tablets Apple iPad (esquerda) e Samsung Galaxy Tab 10.1, objetos de discussão durante o julgamento
Tablets Apple iPad (esquerda) e Samsung Galaxy Tab 10.1, objetos de discussão durante o julgamento

O advogado da Samsung Charles Verhoeven rebateu as acusações da Apple e insistiu aos jurados que um veredicto em favor da Apple pode sufocar a concorrência e reduzir as opções para os consumidores.

A Apple e a Samsung estão disputando ombro a ombro a violação de certas patentes, numa briga que espelha a rivalidade pela supremacia no mercado entre as duas companhias, que controlam mais de metade das vendas mundiais de smartphones.

O advogado da Apple Harold McElhinny fez um apelo para que os jurados considerassem o testemunho de uma designer sul-coreana que disse ter trabalhado dia e noite em celulares da Samsung por três meses.

"Nesses três meses críticos, a Samsung foi capaz de copiar e incorporar o resultado do investimento de quatro anos da Apple com trabalho duro e talento --sem assumir nenhum dos riscos", disse McElhinny.

Tanto a Apple quanto a Samsung usaram uma série de e-mails internos, testemunhas de designers, demonstrações de produtos e protótipos durante o julgamento.

McElhinny expôs o que ele disse ser uma evidência cronológica que mostra que a Samsung copiou designs da Apple. Ele ainda disse ao júri que, enquanto a Apple trouxe muitos de seus principais executivos para depor, a Samsung evitou fazer o mesmo.

Reuters
Comparação de produtos da Apple e da Samsung, em prova apresentada no julgamento sobre patentes
Comparação de produtos da Apple e da Samsung, em prova apresentada no julgamento sobre patentes

McElhinny disse que documentos internos da Samsung comparavam seus produtos com os da Apple. Ele ainda chamou a atenção para uma reunião em fevereiro de 2010 no qual executivos do Google pediram aos da Samsung que parassem de copiar tanto o iPad.

"Os executivos da Samsung escolheram ignorar o pedido e continuar no caminho da cópia", disse.

A Apple disse que os produtos eram tão semelhantes que causavam confusão no mercado.

Do outro lado, Verhoeven disse que a Apple não exibiu nenhuma evidência de que consumidores foram realmente enganados ao comprar produtos da Samsung em vez de um iPhone ou um iPad.

Ele ainda afirmou ao júri que os cálculos de danos da Apple não foram calculados corretamente, chamando-os de "ridículos".

O advogado da Apple Bill Lee disse que a empresa não está tentando deixar a Samsung de fora do mercado de smartphones. "Tudo o que estamos dizendo é: 'faça os seus próprios'".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página