Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2012 - 19h48

Candidata ao senado dos EUA é acusada de ter vida dupla por jogar 'World of Warcraft'

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

O gosto pelo jogo"World of Warcraft" (WoW) de uma candidata democrata ao Senado do Maine (EUA) causou nos últimos dias repercussão, depois que seus rivais republicanos a acusaram de viver "uma vida dupla" que, segundo eles, a desabilita para o cargo público ao qual aspira.

Colleen Lachowicz, que tem 48 anos e é assistente social, dedica parte de seu tempo livre para jogar pela internet o popular jogo, no qual é uma orc chamada Santiaga, uma criatura humanoide de cor verde que combate outros jogadores usando veneno e punhaladas.

Reprodução
Tela do game de RPG on-line "World of Warcraft: Mists of Pandaria", da Blizzard
Tela do game de RPG on-line "World of Warcraft: Mists of Pandaria", da Blizzard

A este hobby, que denota "imaturidade" segundo seus rivais republicanos, se une o hábito de Colleen de escrever comentários no blog de tendência progressista The Daily Kos, nos quais a candidata a senadora se expressa em termos violentos e pouco decorosos sobre o conteúdo de suas partidas no 'World of Warcraft'.

'O MUNDO DE COLLEEN'

"Maine precisa de uma senadora que viva no mundo real, não na terra da fantasia da candidata Colleen", diz o site Colleen's World, um portal criado pelos republicanos do Maine para denunciar a suposta "alienação" da candidata democrata.

O site, que tem como objetivo alertar o eleitorado sobre os "vícios" da política democrata, inscreve-se na campanha realizada pelo Partido Republicano desse Estado para as eleições ao Senado do Maine do próximo dia 6 de novembro, que coincidirão com as eleições à Presidência dos Estados Unidos.

"Sou um orc level 68. Isso significa que eu esfaqueio coisas. Quem imaginaria que uma assistente social amante da paz e democrata iria apreciar isso?". Este é um dos comentários escritos por Colleen e que provocaram alvoroço entre os republicanos.

"Estes comentários, bizarros e ofensivos, levantam muitas dúvidas sobre a maturidade de Colleen e sua capacidade para tomar decisões sérias", diz em comunicado o porta-voz dos republicanos do Maine, David Sorensen.

Os republicanos, que o tempo todo acusam a candidata democrata de viver "uma vida dupla" e questionam por isso sua "idoneidade para o cargo", aproveitam o site para apresentar dados aparentemente objetivos que contribuem para reforçar a ideia de que Colleen sofre de uma "dependência" ao WoW.

"Há estudos que demonstram que a idade média do jogador de "World of Warcraft" é de 28 anos e que este passa 22,7 horas semanais jogando", explicam no portal.

Por sua vez, a principal afetada rebateu seus rivais republicanos e não hesitou em entrar na guerra de estatísticas, ao apresentar dados que, longe de criminalizá-la como uma viciada, a apresentam como alguém próxima do povo e conectada com os tempos modernos.

'BOA COMPANHIA'

"Parece que estou em boa companhia, na medida em que outros 183 milhões de americanos também gostam de jogar on-line", destaca Colleen em comunicado em seu site pessoal, onde também apresenta números segundo as quais até 49% dos americanos de entre 18 e 49 anos jogam videogames.

"Estranho é que os Republicanos estão usando meus passatempos, enquanto poderiam estar se preocupando com a política. Ao invés de falarem sobre o que estão fazendo para os cidadãos de Maine, estão fazendo piadas sobre o fato de eu jogar videogame", defendeu-se a candidata.

Colleen recebeu recentemente "centenas" de mensagens de apoio por e-mail ou pelo Facebook, segundo ela mesma assegura.

Além disso, vários portais especializados em videogames saíram em sua defesa, como o popular GameZone, que, mediante um comunicado, critica a atuação dos republicanos e se pergunta: "O quê importa que Colleen jogue WoW? Onde está o problema?"

Também o site InGame acusa o Partido Republicano de realizar uma "cruzada antivideogames" e inclusive chega a colocar que toda a polêmica surgida ao redor de seu gosto por "World of Warcraft" poderia repercutir em um maior número de votos para a candidata democrata, em vez de tirá-los.

"Como jogadora, compartilho o hobby com Jodie Foster, Vin Diesel, Mike Myers e Robin Williams", assinala Colleen. "Talvez seja o Partido Republicano que perdeu o contato com a realidade", conclui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página