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07/12/2012 - 17h10

"Far Cry 3" renova universo dos jogos de tiro com ilha tropical cheia de escolhas

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ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Há muitos fatores que contam para um game ser considerado bom, como enredo bem construído ou gráficos de qualidade. Mas é a interatividade o elemento principal dos games, o que diferencia os jogos de tipos de mídia ou entretenimento, como o cinema e os quadrinhos.

É por isso que jogar "Far Cry 3" é tão bom: o título foca na liberdade e no poder de escolha do jogador, em um gênero conhecido por ser tradicionalmente muito linear, o tiro em primeira pessoa.

O protagonista do jogo é Jason Brody, um californiano comum --bem diferente dos supersoldados durões de "Halo", "Call of Duty" ou "Battlefield"-- que passava as férias na ilha Rook, um paraíso tropical.

Piratas que habitam a ilha capturam Brody e seu grupo de amigos, com a intenção de pedir resgate. Eventualmente, o norte-americano consegue fugir da jaula de bambu, embrenha-se na floresta e passa a procurar os amigos.

Não há caminhos estreitos para seguir nem uma direção pré-determinada: a ilha Rook é uma imensa floresta tropical, que pode ser explorada em qualquer direção.

Armas podem ser compradas em lojas de pequenos vilarejos espalhados pela ilha. Você pode atacar acampamentos inimigos com um estilo mais furtivo, matando os adversários aos poucos com uma faca ou um arco, sem chamar a atenção. Mas também dá para comprar uma metralhadora, um lança-chamas, algumas granadas e invadir o território inimigo pela porta da frente, como se você fosse uma espécie de Chuck Norris.

O dinheiro pode ser conseguido com a venda de itens achados em corpos baleados, com o comércio de peles da extensa fauna local ou até mesmo coleta de plantas exóticas --que também podem virar remédios.

Claro que o jogo não é isento de defeitos: apesar de muito bonito, algumas texturas, em especial a da água, parece estranha em alguns locais do mapa. E a quantidade de informação que aparece na tela, em pop-ups, pode irritar alguns jogadores.

Em algumas missões, os objetivos da missão ficam em um quadrado colorido na tela, fixos, tampando parte da visão. Alguns animais são praticamente imortais: é necessário fuzilar o tigre com pelo menos uma dezena de balas para que ele morra.

Mas os problemas não atrapalham a experiência do jogo como um todo, que vale-se do mundo aberto e de elementos de RPG para criar um dos jogos mais divertidos do ano.

"FAR CRY 3"

PLATAFORMAS PlayStation 3 e Xbox 360 e PC

QUANTO R$ 149,90

AVALIAÇÃO Ótimo

ONDE far-cry.ubi.com

 

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