Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2013 - 11h02

Samsung ampliará vantagem sobre a Apple em smartphones neste ano, diz pesquisa

Publicidade

DA REUTERS, EM SEUL

A Samsung Electronics deve ampliar a vantagem sobre a Apple nas vendas de smartphones neste ano, beneficiada por uma linha extensa de produtos, divulgou nesta sexta-feira (4) o grupo de pesquisa Strategy Analytics.

A Apple, retomando a ofensiva, pode lançar um "iPhone Mini" no ano que vem para atender à demanda de smartphones mais baratos, segundo a Strategy Analytics.

"Acreditamos que a Samsung ampliará ligeiramente a vantagem sobre a Apple neste ano devido à extensa linha de produtos", afirmou o diretor executivo da Strategy Analytics, Neil Mawston, em entrevista por e-mail à Reuters.

Beawiharta/Reuters
Galaxy S 3, smartphone topo de linha da Samsung
Galaxy S 3, smartphone topo de linha da Samsung

Os vendas mundiais de smartphones crescerão 27%, para 875 milhões de unidades neste ano, bem abaixo dos 41% em 2012 devido à desaceleração do crescimento em muitos mercados importantes, como América do Norte, China, economias asiáticas desenvolvidas e Europa Ocidental, segundo Mawston.

A projeção é de que a sul-coreana Samsung Electronics venda 290 milhões de smartphones neste ano, ante 215 milhões estimados para 2012, segundo o grupo de pesquisa.

As vendas de smartphones da Apple devem atingir 180 milhões de unidades neste ano, crescimento de 33% ante 2012, ligeiramente inferior aos 35% que a Samsung cresceria neste ano.

Isso valerá à Samsung 33% do mercado de smartphones em 2013, ante os 31% estimados para 2012, enquanto a Apple terá 21%, ante os 20% estimados para o ano passado.

A Apple --a mais valiosa companhia de tecnologia do mundo-- e a Samsung Electronics --a mais valiosa da Ásia-- concorrem ferozmente no mercado mundial de aparelhos móveis, embora a Samsung seja também fornecedora de componentes à Apple.

"A Samsung opera em mais segmentos que a Apple e isso deve permitir que capture mais volume que a Apple (desde que esta não lance um iPhone Mini neste ano)", afirmou Mawston.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página