Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2013 - 03h30

Aplicativos para celular ajudam passageiros a procurar táxis; veja comparação

Publicidade

ALEXANDRE ARAGÃO
DE SÃO PAULO

O ponto do taxista Thiago Nunes Bastilha, 32, fica na zona leste de São Paulo. Sempre que volta para lá depois de uma corrida, como de praxe, ele tenta arranjar outro passageiro no caminho --mas nem sempre consegue.

É aí que entram os apps de táxi, que unem o útil ao agradável: taxistas que procuram passageiros a passageiros que procuram táxis.

Gabo Morales/Folhapress
O taxista Thiago Nunes Bastilha, 32, usa aplicativo no celular para encontrar passageiros próximos
O taxista Thiago Nunes Bastilha, 32, usa aplicativo no celular para encontrar passageiros próximos

A lógica é parecida em todos eles. A partir do sistema de geolocalização de um smartphone com sistema Android ou iOS, o software encontra taxistas livres próximos ao usuário. Daí para frente, passageiro e motorista combinam a corrida --por meio do próprio aplicativo ou por telefone.

Para quem pega o táxi, a vantagem é ter o número de telefone, o modelo do carro e a placa do táxi, facilitando a identificação e a comunicação. Além disso, o passageiro também sabe exatamente quão longe o motorista está, já que consegue ver a posição em tempo real no mapa.

SEMPRE COM SENHA

Com exceção do MooveTaxi, que não intermedeia a relação entre taxista e passageiro --apenas fornece uma lista dos pontos mais próximos--, todos os apps testados pela Folha exigem um login. Isso funciona como um guarda-chuva para que ninguém fique na mão.

No TaxiBeat, por exemplo, o passageiro que marcar uma corrida e não aparecer fica um mês suspenso do serviço. O mesmo vale para motoristas que aceitarem uma corrida e não comparecerem.

O app possui um sistema em que o taxista tem um minuto para aceitar ou recusar qualquer chamado. Cada motorista tem uma "taxa de resposta", que é mostrada ao usuário, e uma avaliação de zero a cinco, baseada em notas dadas por passageiros que já andaram no carro.

No ResolveAí, a maior vantagem é a possibilidade de marcar corridas com antecedência --se o usuário vai ao aeroporto daqui a um mês, pode deixar o táxi agendado.

Interligado a centrais de táxi, o ResolveAí não funciona do mesmo modo que os concorrentes. Em vez de conectar passageiro e motorista diretamente, ele repassa o pedido às centrais parceiras.

Ele é o único que atende outras cidades além de Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o app, são 21 municípios cobertos, incluindo capitais como Belo Horizonte, Brasília e João Pessoa.

Em relação ao 99Taxis, o maior chamariz é a possibilidade de escolher a forma de pagamento desejada. Na hora de fazer um chamado, é possível selecionar os modos de pagamento disponíveis --como apenas cartão de crédito ou cartão e dinheiro.

Como alguns apps têm versões para motoristas e para passageiros, é importante prestar atenção nesse detalhe na hora de fazer o download. Nenhum dos serviços é pago, e todos os aplicativos são gratuitos tanto para Android como para iOS.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página