Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2013 - 21h49

Intel anuncia novos chips para celulares e tablets

Publicidade

BRUNO ROMANI
ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

Na CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a Intel anunciou uma série de novidades para melhorar a sua posição no mercado de dispositivos móveis.

Uma delas é uma plataforma para o desenvolvimento de smartphones baratos baseada na nova geração de processadores Atom, a Z2420 (conhecida também como Lexington). Assim, a empresa toma uma iniciativa parecida com a que adotou com os ultrabooks: oferece um design de referência aos fabricantes.

Os smartphones com o Z2420 atingirão velocidades de até 1,2 GHz, terão suporte para vídeo em Full HD e serão compatíveis com o Android como sistema operacional.

Além disso, eles poderão ter até duas câmeras e dois chips de operadoras de celular. Na apresentação, Mike Bell, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Mobilidade e Comunicações, manipulou um aparelho com uma câmera traseira de 5 Mpixels e uma frontal de 1,3 Mpixel. A resolução da tela era 320 pixels x 480 pixels.

A plataforma tem como alvo mercados emergentes. Foram anunciados aparelhos da Acer, da Lava International e da Safaricom.

A Intel também anunciou a próxima geração de processadores Atom para smartphones mais potentes, batizada de Z2580 (ou Clover Trail+), que promete dobrar a performance dos atuais chips Z2460.

Os tablets também ganharam um novo processador da empresa. O processador, conhecido como Bay Trail, tem quatro núcleos e tecnologia de 22 nanômetros, o que permite tablets mais finos (até 8 mm de espessura) e mais rápidos (o dobro da performance da geração atual). O processador é compatível tanto Android como com Windows 8.

Os primeiros dispositivos com o Bay Trail foram prometidos para o final de 2013.

O jornalista BRUNO ROMANI viajou a convite da empresa Qualcomm

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página