Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2013 - 06h42

Sony deve apresentar PlayStation 4 nesta quarta-feira

Publicidade

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Na próxima quarta-feira, durante o PlayStation Meeting, evento da Sony em Nova York, a próxima geração de consoles de videogames deve, finalmente, dar as caras.

Embora a empresa não confirme, tudo aponta para que o novo PlayStation seja apresentado, depois de meses e meses de especulações.

No último evento com o mesmo nome, em janeiro de 2011, a Sony apresentou um protótipo do console portátil PlayStation Vita. Antes disso, em 2005, o PlayStation 3 foi demonstrado, e uma conferência em 1999 trouxera ao mercado o PlayStation 2.

Este deve ser o primeiro grande passo na guerra que a companhia japonesa trava com a Microsoft, dona do Xbox, desde a última grande batalha no campo de hardware em 2006, ano de lançamento do PlayStation 3.

Além da expectativa óbvia de uma máquina atualizada, com mais memória e capacidade de processamento que o antecessor, sites especializados da área, como o "Computer and VideoGames" e o "Eurogamer" apontam o controle como alvo de mudanças.

O design do DualShock (nome que a Sony dá para o modelo de controle do PlayStation) se manteve praticamente imutável durante 15 anos, desde o lançamento do acessório para o PS original.

Segundo os sites, o novo controle deve possuir uma área sensível ao toque, semelhante à que existe na traseira do PS Vita.

Também há quem aposte em uma tela de LCD e até em um leitor biométrico embutido, capaz de medir a temperatura e os batimentos cardíacos dos jogadores.

CARTA NA MANGA

Foi-se o tempo em que as gigantes do setor brigavam apenas por gráficos mais polidos e cardápio com jogos eletrônicos de qualidade.

Uma das cartas na manga da Sony para enfrentar a Microsoft (que deve apresentar o sucessor do Xbox 360 neste ano) é o serviço de streaming de games Gaikai, comprado no ano passado por US$ 380 milhões.

O Gaikai pode permitir que o jogador do PS4 (ou seja qual for o nome do novo console) teste jogos antes de comprar, na mesma hora, sem a necessidade de baixar um arquivo de demonstração, ou jogue games mais leves e casuais direto da nuvem -solução prática contra a falta de espaço e também útil para o combate à pirataria, uma vez que não há arquivo a ser copiado.

A ferramenta, porém, precisa de uma conexão à internet estável e robusta para funcionar corretamente -o que na prática limitaria seu uso em diversas regiões.

NOVOS GAMES

As produtoras Epic Games ("Gears of War") e Square Enix ("Final Fantasy") já exibiram seus novos motores gráficos, que podem servir para a produção de games para a nova geração do PlayStation -o Unreal Engine 4 e o Luminous Engine.

As principais melhoras são efeitos mais polidos de iluminação e sombra e gráficos mais detalhados, capazes de reproduzir com perfeição e detalhismo feições, rostos e fios de cabelos humanos.

Outras gigantes, como Infinity Ward (da série "Call of Duty"), Rockstar ("GTA" e "Max Payne 3") e Blizzard ("StarCraft" e "Warcraft") também já trabalham em games para a nova geração.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página