Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2010 - 12h23

Antes de armazenar arquivos on-line, pesquise sobre reputação da empresa

Publicidade

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO

Guardar documentos e outros arquivos em um lugar que o usuário não pode ver, tocar ou vigiar dá uma certa insegurança, mas algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar perda ou vazamento dos dados.

O primeiro passo é escolher a empresa que irá fornecer o serviço de armazenamento. É preciso levar em conta o histórico da companhia e os relatos de amigos. Também é importante verificar se a empresa passa por testes de segurança. Francisco Gioielli, do Google Brasil, fala de dois certificados: o SAS 70 Tipo 2 e o Fisma.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A opção por um serviço pago ou gratuito deve ser feita de acordo com o perfil do usuário _empresas devem tomar precauções diferentes das do usuário comum. Especialistas consultados pela Folha garantem que existem serviços gratuitos tão bons quanto os pagos.

Escolhida a empresa e o serviço, é preciso conhecer a fundo os termos de serviço com os quais o usuário concorda ao contratar o serviço. Lá, estão descritas as liberdades que tais companhias podem ter com as suas informações. "A liberdade das empresas deve estar especificada no contrato, mesmo nos serviços que são gratuitos", diz Bruno Zani, da McAfee.

Armazenados os dados na nuvem, os especialistas consultados pela Folha recomendam que sejam feitas outras cópias dos documentos essenciais. "Informações importantes também devem ser armazenadas em um lugar de acesso seguro (uma pasta com senha, na máquina do usuário, por exemplo). Também é bom guardar as informações em mídias físicas", diz Eduardo D'Antona, da Panda Security Brasil.

Bruno Rossini, da Symantec, lembra que é preciso mudar a senha com a qual se faz o acesso aos sites em que podem ser acessados os arquivos ao menos a cada seis meses. "Também é preciso se certificar de que você sempre acesse o banco de dados estando em uma conexão segura nada de redes Wi-Fi abertas, por exemplo e no seu próprio computador."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página