Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2010 - 16h03

Irã diz que ciberataque causa problemas em centrífugas de urânio

Publicidade

DA REUTERS, EM TEERÃ

Inimigos do Irã usaram um programa de computador para causar problemas "limitados" em centrífugas usadas no enriquecimento de urânio em algumas instalações do país, afirmou o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nesta segunda-feira (29).

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Eles criaram com sucesso problemas em um número limitado de centrífugas com o software que instalaram nos componentes eletrônicos", afirmou Ahmadinejad a jornalistas, na primeira admissão pública do país de que um vírus atingiu seus equipamentos.

"Felizmente nossos especialistas descobriram e hoje eles não podem fazer mais isso", disse o presidente iraniano.

O Irã suspendeu temporariamente o trabalho de enriquecimento de urânio este mês, afirmou um órgão das Nações Unidas na semana passada. O anúncio foi feito poucos dias depois que o ex-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Olli Heidonen, disse que a república islâmica teve problemas com o equipamento usado em seu programa nuclear e que o vírus de computador Stuxnet poderia ser a causa.

Em setembro, o Irã afirmou que o Stuxnet, que especialistas afirmam que pode ter sido criado por um Estado, não afetou usina nuclear ou sistemas governamentais mas atingiu computadores da equipe na instalação e provedores de Internet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página