Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2011 - 18h19

Repórter e colunista da Folha veem problemas na infraestrutura da Campus Party; leia bate-papo

Publicidade

DE SÃO PAULO

A repórter de Mercado Camila Fusco e o colunista de Tec da Folha Luli Radfahrer participaram hoje de bate-papo sobre a Campus Party. A quarta edição da Campus Party, evento que reúne aficionados por tecnologia para discutir tendências em São Paulo, começou nesta semana no Centro de Exposições Imigrantes, zona sul de São Paulo.

Paula Giolito/Folhapress
Camila Fusco, repórter de Mercado, participou de bate-papo
Camila Fusco, repórter de Mercado, participou de bate-papo

Para Camila e Luli, a infraestrutura do evento precisa melhorar. "Não há infra-estrutura wi-fi por aqui, o que eu acho um tremendo erro para o porte do evento. Não existem feiras lá fora desse porte que não tenham infra wi-fi. O problema de conexão ADSL hoje é que muitos dos cabos disponibilizados para as palestras não estão funcionando hoje", disse Camila.

Para Luli, a edição deste ano da Campus Party não foi a melhor. "Sem querer parecer um hippie velho, na minha opinião, o evento já viu dias mais inovadores, polêmicos ou divertidos. Mas as pessoas --aquelas que se dispõem a interagir e não ficam nos computadores jogando-- são sempre interessantes", respondeu ele a um internauta.

Um internauta pediu que os dois desses cinco motivos para ir à Campus Party. Camila respondeu: "1) relacionamento; 2) conhecer projetos de inovação; 3) palestras internacionais que valem a pena --como no sábado o Wosniak; 4) dicas de empreendedorismo nas palestras valem muito; 5) novas ideias."

Arquivo Pessoal
Luli Radfahrer, colunista da Folha, participou de bate-papo
Luli Radfahrer, colunista da Folha, participou de bate-papo

Luli disse não ver cinco motivos: "Não consigo achar cinco bons motivos para vir a esta edição. Mas acho que as palestras, as pessoas e os produtos e serviços que elas usam podem ser três motivos interessantes. De qualquer forma, é preciso garimpar um bocado. A área aberta lá fora vale pelo espaço do Sebrae, com várias infos e palestras de empreendedorismo. Bom, acabaram sendo 4 bons motivos."

Confira os outros bate-papos da Folha

Participaram do chat 164 pessoas. Veja a agenda de bate-papo do UOL.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:02:20) Camila: Olá, boa tarde a todos. Camila Fusco na escuta :-)

(05:02:44) marcos fala para Camila: já foram resolvidos os problemas de conexão do evento? Isso não pode ferir a imagem da Telefonica?

(05:02:50) Luli: @radfahrer in da house. Boa tarde a todos.

(05:02:54) claykaboom fala para Luli: Onde você consegue inspiração para escrever os seus textos de alta qualidade? Faz muitas pesquisas prévias? Tem alguma dica para alguem que quer passar a escrever posts de qualidade?

(05:04:15) Camila: A conexão está oscilando muito. Não há infra-estrutura wi-fi por aqui, o que eu acho um tremendo erro para o porte do evento. Não existem feiras lá fora desse porte que não tenham infra wi-fi. O problema de conexão ADSL hoje é que muitos dos cabos disponibilizados para as palestras não estão funcionando hoje.

(05:04:25) PAOLA SP fala para Camila: ainda dá pra comprar ingresso pra edição deste ano? Tem previsão de data para a do ano que vem?

(05:05:26) Camila: Sobre arranhar a imagem da Telefônica, até agora não temos informações oficiais de onde começa e onde termina a responsabilidade da empresa. A infra de 10 Gb está oferecida pela empresa, mas parte da forma como ela chega aos usuários é responsabilidade da Futura Networks. Acho mais fácil ser um jogo de empurra de responsabilidades, enquanto os usuários tentam conectar por aqui.

(05:06:36) Luli: claykaboom, obrigado. A gente faz o que pode. Acho que o segredo é ler muito e sempre, sempre filtrar a informação recebida.

(05:07:02) Leandro fala para Luli: O que há de mais legal para ver nesta edição?

(05:07:11) Leandro fala para Camila: qual foi o melhor dia da cparty até agora?

(05:07:30) Luli: Oi Paola SP, a informação que temos é que os ingressos já estão esgotados. Perguntei a organização sobre possíveis datas para ano que vem, mas não confirmaram nada ainda.

(05:09:11) Luli: As pessoas, Leandro. Sem querer párecer um hippie velho, na minha opiniao o evento já viu dias mais inovadores, polemicos ou divertidos. Mas as pessoas - aquelas que se dispõem a interagir e não ficam nos computadores jogando - são sempre interessantews.

(05:09:44) mike fala para Luli: qual edição da campus party você mais gostou? esta é a quarta edição, é isso?

(05:10:00) Camila: Oi Leandro, para mim o dia mais legal de palestras foi a terça-feira, com a apresentação do Al Gore e também do Tim Berners Lee.

(05:10:31) Critico fala para Camila: Um evento badalado como a Campus Party não deveria ter uma infra-estrutura um pouco melhor?

(05:10:33) Luli: A primeira edição, em 2008. Tudo era muito novo e os encontros eram muito mais inesperados e divertidos.

(05:10:48) bola fala para Luli: o que tem achado do app instagram? como fotógrafo, considera o aplicativo de boa qualidade de efeitos?

(05:11:36) Camila: Oi Critico. Acho que infra realmente deveria ter uma atenção especial. O Forum Internacional de Software Livre, por exemplo, tem uma infra melhor

(05:12:09) Jully* fala para Camila: Oi camila, oi Luly! me dêem 5 bons motivos pra ir na campus party - sem ser a super conexão de 5 gb! rs

(05:12:43) Luli: Bola, você me pede pra falar do Instagram em um CHAT? Pirou? Ainda estou testando, falo dele em lugar mais propício.

(05:14:52) Camila: Oi Jully. Bom, a conexão é de 10 Gb, rs. 1-) relacionamento. 2) conhecer projetos de inovação 3) palestras internacionais que valem a pena - como no sábado o Wosniak 4) dicas de empreendedorismo nas palestras - valem muito! 5) novas ideias

(05:15:41) Critico fala para Camila: Você vê a Campus Party atual como uma boa plataforma para investidores e start-ups? Alguma sugestão adicional?

(05:16:08) Luli: MOÇADA, por uma piração qualquer, meu compoutador FRITOU e tou tendo que dividir um netbook com a Camila. Mil perdões se a gente trocar de personas ou se algum acento ficar pra trás. Males do ao vivo.

(05:17:41) Camila: Oi Critico. acho que deveriam existir mais palestras sobre empreendedorismo e encontros com investidores. Ontem, houve um debate muito interessante de empresários sobre as Não Lições do Vale do Silício. Lotou!!!!!! De umas 100 pessoas da platéia, 50% já eram empreendedores e queriam dicas

(05:18:46) Moreno do Portal fala para Camila: camila, como funciona a cobertura do evento? qual é a sua rotina na CP? Dá tempo de tomar banho?rs

(05:19:35) Luli: Jully, não consigo achar cinco bons motivos para vir a ESTA edição. Mas acho que as palestras, as pessoas e os produtos e serviços que elas usam podem ser três motivos interessantes. De qualquer forma, é preciso garimpar um bocado. A área aberta lá fora vale pelo espaço do SEBRAE, com várias infos e palestras de empreendedorismo. Bom, acabaram sendo 4 bons motivos.

(05:20:09) Araja fala para Luli: Luli, alguma novidade na CampusParty em relação ao futuro das revistas impressas e sua substituição pelo tablets e/ou leitores digitais? Alguém já arrisca uma data de quando as revistas digitais venderão mais unidades que as impressas nos EUA? (E no Brasil?

(05:21:36) Camila: Oi Moreno do Portal, rs. Bom, assisto a maioria das palestras, corro atrás dos palestrantes, tento cavar boas notícias e ainda tenho certeza que faltou coisa. São muitos painéis acontecendo ao mesmo tempo. Sobre o banho, rs, não estou acampada graças a Deus. Só em casa

(05:21:52) dany fala para Camila: o que mais lhe chamou a atenção nessa edição?

(05:23:30) Luli: Não que eu tenha visto. Há muita hype em torno de tablets, mas nada que chame de verdade a atenção. O mercado ainda é muito novo, acho que vai chegar a um patamar até que a tecnologia seja mais conhecida. Daí saltará. Foi assim com hardware, notebooks, netbooks, smartphones, web etc.

(05:24:03) luh fala para Luli: Luli, primeiramente, parabéns por todo o seu trabalho. Minha pergunta não tem ligação com o CParty mas... lá vai: qual sua opinião sobre as outras palestras realizadas no Pixel Show 2010? abçs

(05:24:39) Camila: Oi dany, acho que o interesse de muitos participantes em criar empresas digitais. Tradicionalmente a Campus é uma feira de entretenimento. A partir desse anos os campuseiros estão vendo mais a feira como um lugar proprio pra negócios ou pra aprender a montar uma empresa de internet. Acho que isso é uma das evoluções mais marcantes

(05:25:11) Luli: Luh, este não é exatamente o lugar para se falar disso, né?

(05:25:24) @tainatae fala para Luli: Tem data marcada para CP4 em 2012?

(05:25:28) Leandro fala para Camila: Como é o público do evento? E, uma curiosidade, como as pessoas carregam deus desktops para lá? Eles vem embalados, em caixas??

(05:27:37) Camila: Oi Leandro. O público é uma mistura. A maioria: homens, entre 18 e 30 anos que adoram tec. Tem também muita menina. Neste ano, aliás, mais do que nos outros. No começo da feira, vi desktops sendo trazidos embaixo dos braços mesmo. Outros mais cautelosos - que vem para modding, que é a modificação dos PCs que são caros - esses já embalam

(05:28:43) Bruno_Teixeira fala para Camila: Falando em empreender: se tenho um projeto, uma ideia estruturada, o evento é um local apropriado para expor o projeto? Quem procurar na CP para investimento e crítica?

(05:29:27) Luli: Ainda não há data marcada para a próxima CP, mas deve ser, como as anteriores, em Janeiro. Não há mais ingressos para entrar na parada, mas a área externa tem algumas empresas e seus showrooms. A maioria é Jabá, mas tem alguns bons. E o SEBRAE, sempre bacana.

(05:29:38) RCLeme fala para Luli: Luli, Vc nao acha que a Campusparty é mais badalação do que inovação?

(05:31:07) Luli: Depende do que você busca. Ele já foi mais inovador e instigante, este aqui - pelo menos hoje - está meio morno. Acho que é a falta que o Sérgio Amadeu faz.

(05:31:21) moon_drong fala para Luli: existe no Brasil algo remotamente parecido com o Silicon Valley? que lugares despontam? quando o Brasil vai ser um player efetivo no cenário de empresas de internet? o que há na Campus Party em relação a isso?

(05:33:32) Camila: Oi Bruno_Teixeira, nesse ano a organização fez dois eventos Campuseiros Empreendem e Campuseiros Inovam, que resumiram a seleção de bons projetos de empreendedorismo. Nesse ano quem quis expor, teve que submeter a eles. Só 15 de cada categoria passaram. Acho que a CP pode ser uma boa para relacionamento. Fundos de investimento estiveram por aqui, alguns distribuíram cartões. Pode não ser o lugar para você expor seu projeto, mas para fazer bons contatos.

(05:33:54) Pedro fala para Camila: Por que você acha que a Campus Party deu tão certo no Brasil?

(05:35:31) Luli: Tem sim. Tem núcleos inovadores na serra carioca, em São José dos Campos, em Campinas, Norte de SC, Minas e o sempre surpreendente Porto Digital em recife. Sem falar de SP, claro. Na CP precisa garimpar.

(05:35:55) ANGELA fala para Luli: Seria possivel um evento como este sem a ajuda dos governos municipal, estadual e federal?

(05:37:19) Camila: Acho que existem muitos brasileiros interessados no tema, mas poucos eventos de tech no Brasil. Fora do Brasil são muitos eventos. Bom, sem contar que não são poucos os que vêm para o oba-oba né? Acampar aqui, passar a noite teclando etc

(05:37:45) Camila: Desculpe, a resposta foi para o Pedro

(05:38:03) claykaboom fala para Camila: Será que há um local melhor para ser realizada a cParty? alguem cogitou isso no evento?

(05:39:37) Luli: Claro que sim. Talvez sem esse porte, mas talvez até mais inovador. O iMasters InterCon é um exemplo, e acho que o FISL, se não tivesse apoio governamental, talvez fosse até mais porrada.

(05:40:18) Kichute fala para Luli: os tablestspodem popularizar o software livre e SO linux?

(05:41:41) Camila: Oi Claykaboom. Acho que talvez o Anhembi pudesse ser uma alternativa. Na terça, antes da palestra do Al Gore, o mediador disse que a galera poderia dar sugestões de lugares ou de melhorias para as próximas edições. Formalmente ninguém falou nisso ainda. Mas acho que eles vão começar a ser obrigados a pensar nisso. A infra inclusive em torno do Imigrantes é pobre. Quem quer comer fora daqui precisa pegar ônibus ou taxi. Acho que no ano que vem eles podem começar a pensar nisso

(05:42:32) Critico fala para Camila: A Campus Party deste ano realmente foi melhor que as anteriores? Achei que este ano a cobertura da imprensa foi muito maior que nos anos anteriores.

(05:43:21) Luli: Duvideodó. O que populariza software - sob qualquer licença - são os acordos feitos com industrias ou (muito melhor) uma disponibilidade boa de tarefas a executar. Veja o sucesso do iOS, por exemplo.

(05:43:31) Rkd fala para Luli: Luli, boa tarde! Alguma palestra da CP já foi tão boa quanto as do TED? Na sua opinião, quais os pontos alto e baixo do evento?

(05:45:34) Camila: Queria só complementar a resposta do Luli para o Kichute. No caso do Computador pra Todos, por exemplo, o Linux não foi popularizado, mesmo com o governo exigindo o OS aberto como configuração mínima. Muitos compraram com Linux e puseram Windows pirata depois. Os tablets são vão popular software livre, na minha opinião, se não permitirem essa troca de OS - o que eu acho que não permitem

(05:46:22) Camila: Oi Critico. A feira está crescendo, é inevitável. E com isso, a cobertura da imprensa aumenta também. Fora as figurinhas carimbadas que turbinam as palestras, como Al Gore etc.

(05:46:42) radiologista fala para Camila: Ano passado a CP despontou o Twitter, esse ano alguma ferramenta esta em destaque?

(05:47:52) Luli: Rkd, o TED é irregular pra burro. E eu ainda não vi palestras suficientes. De qualquer forma, o ambiente e a acústica distraem horrores, o cara tem que ser ninja para se destacar por aqui. Mas isso é bom, pois valoriza o conteúdo e a discussão, não o apresentador.

(05:49:14) claykaboom fala para Luli: Vejo que você constantemente reclama de direitos autorais.Será que há uma forma de previnir que as pessoas ajam de uma forma tão desonesta na internet?

(05:49:30) Camila: Oi radiologista. Bom, Twitter continua bombando, mas comentários no Facebook também estão em alta. Campuseiros que reclamaram da infra chegaram a criar páginas especiais para comentar os problemas

(05:50:12) Geanilton fala para Camila: o facebook será a ferramenta do futuro, pessoal???

(05:50:44) Luli: Claykaboom, infelizmente não. Todos sabemos que a pirataria é regra. Minha alegria é que o plágio ainda é exceção.

(05:51:46) Rogério Fratin fala para Luli: olá, Luli, boa tarde! Como você vê a evolução tecnológica tipográfica para a web? Os typekits estão aí, mas os renders das fonts ainda é muito ruim...

(05:52:53) Camila: Oi Geanilton, não acho necessariamente que o Facebook em si, mas forma de comunicação que ele estabeleceu. Não sei se você lembra, mas no fim dos anos 90 e início de 2000, todo mundo achava que o ICQ era a plataforma do futuro. Tanto o Facebook, quanto o Twitter abriram portas para a comunicação entre multiplas pessoas. Essa é uma tendência que vai permanecer em comunicação, mas não necessariamente encarnada no Facebook

(05:53:56) garoto do rio fala para Camila: boa tarde camila, queria saber o que voce acha do facebook ter interaçoes com gente de todo mundo quero dizer todas as pessoas podem se falar do mundo todo, o que voce acha disso?

(05:54:39) Luli: Rogério, acho que3 já se evoluiu muito. Se você pensar, foi muito mais nrápido do que o surgimento do DTP em software. Acredito que em alguns anos isso seja cada vez menos problema. E sem precisar usar gambis tipo Flash.

(05:54:59) Anselmo fala para Luli: Luli. Você disse hoje no twitter que "Essas "ações em mídias sociais" ainda vão matar a espontaniedade das mídias sociais. Idem pro viral." Isso não seria mais ou menos como o início do e-mail mkt, depois que saturou, ninguém dá mais bola?

(05:56:31) Camila: Oi Garoto do Rio. Bom acho a interação que usa a web como meio sempre muito bem vinda. A questão é a privacidade que os usuários devem manter sobre as questões que colocam na rede. A web pode ser boa ou ruim, dependendo do uso que você faz dela...

(05:58:33) Luli: Acho que sim, Anselmo. É uma pena: as ações "virais" são claramente forçadas e ridículas, porque tem sempre um marqueteiro ishpierto de algum lado da mesa achando que nerd é tudo bobo ou carente. É uma pena. Moçada, o tempo passou muito rápido, nem deu pra sentir. Mil perdões pelos problemas técnicos. Ao vivo é uma surpresa. Muito obrigado a todos.

(05:59:56) Camila: Gostaria de agradecer as perguntas de todos e caso alguém tenha mais alguma questão, pode mandar para mim pelo Twitter @camilafusco :-) Boa noite a todos

(06:01:09) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Camila Fusco, Luli Radfahrer e de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página