Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2011 - 17h59

'Pro Evolution Soccer' parou no tempo, diz jornalista; leia íntegra do bate-papo

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os jornalistas Rafael Capanema, editor-interino do caderno Tec, e Théo Azevedo, editor do UOL Jogos, participaram de bate-papo nesta quinta-feira (9) sobre as novidades da feira de games E3 e o novo produto da Apple, o iCloud.

Para Théo Azevedo, enviando especial a Los Angeles (EUA), o 'FIFA 12' está excelente. Já o 'Pro Evolution Soccer ' parou no tempo.

Participaram do bate-papo 131 pessoas.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:02:47) Rafael Capanema: Boa tarde a todos. Théo está chegando.

(05:11:00) Théo Azevedo: Oi, pessoal! É um prazer estar aqui! Estou na sala de imprensa da E3 neste momento. Vamos falar das novidades da feira? Perguntem à vontade!

(05:11:12) Humberto fala para Rafael Capanema: Olá. O que é o i Cloud, Rafael.

(05:15:51) Paul fala para Rafael Capanema: Qual o motivo para a Apple evoluir tanto e as outras empresas dormirem no ponto?

(05:16:08) Rafael Capanema: Oi, Humberto. O iCloud é um novo serviço da Apple que permite que você mantenha vários tipos de conteúdo - contatos, agenda, e-mail, aplicativos, livros, documentos e música - armazenados na rede, nos servidores da Apple, e acessíveis em dispositivos móveis da Apple: o iPhone, o iPod touch e o iPad (e, de forma limitada, PC e Mac). Um exemplo prático: você tira uma foto com o iPhone, ela é enviada automaticamente para o iCloud e fica disponível para visualização no seu iPad, sem que você precise fazer nada.

(05:16:50) Lilith fala para Théo Azevedo: o que acharam dos jogos que foram lançados?

(05:17:59) Théo Azevedo: Lilith, na verdade não houve lançamentos de jogos, mas sim a apresentação de vários games ainda por serem lançados. Mas eu acho que temos uma boa safra de games pela frente, seja no Xbox 360, no PS3 ou mesmo nos portáteis

(05:21:10) Rafael Capanema: Paul, é comum atribuir o sucesso da Apple à figura do Steve Jobs, visto como visionário, perfeccionista e exigente. Há muita gente talentosa trabalhando lá, como o designer Jonathan Ive. Mas a Apple também estava "dormindo no ponto" em algumas áreas, como a própria nuvem, que ela ataca agora com o iCloud. O serviço MobileMe, por exemplo, foi um grande fracasso. Com o iCloud, a Apple tem uma segunda chance.

(05:21:22) Nintendista fala para Théo Azevedo: O que voces acharam do Wii U?

(05:22:46) Théo Azevedo: Nintendista, essa pergunta tinha que ser sua mesmo, hein? :) Gostei bastante, pela inovação por jogar com duas telas. Mas por enquanto só vimos a porção mais casual e família do videogame. Resta saber se ele vai mesmo agradar os hardcore gamers, como costumamos chamar.

(05:23:11) Anderson fala para Rafael Capanema: Dizem que a Apple hoje vale mais que a Microsoft. É fato? Como se mede esse valor?

(05:27:36) Rafael Capanema: Anderson, a Apple superou a Microsoft em valor de mercado (recentemente, a IBM também ultrapassou a Microsoft de acordo com esses critérios). Enquanto as ações da Microsoft ficaram estagnadas, as da Apple cresceram bastante nos últimos anos, principalmente depois do retorno de Jobs à empresa, em 1997.

(05:27:48) tiago fala para Rafael Capanema: qual o jogo q mais chamou sua atençao?

(05:28:58) Rafael Capanema: Tiago, acho que o Théo pode responder sua pergunta.

(05:29:22) Théo Azevedo: Tiago, gostei muito do novo Tomb Raider: acho que a Square está no caminho certo para renovar a série. FIFA 12 também está fantástico, assim como Uncharted 3, que será dublado em português. Enfim: muita coisa boa por aqui.

(05:29:54) Gui fala para Rafael Capanema: com a popularização dos macs em breve veremos vírus atacando estas máquinas ou não?

(05:33:38) Rafael Capanema: Gui, com a popularização, a tendência é que os cibercriminosos comecem a mirar cada vez mais os Macs. Recentemente, uma praga chamada Mac Protector atingiu milhares de computadores da Apple, induzindo os usuários a instalarem um programa falso de proteção.

(05:34:35) Leitor Antiga EGM fala para Théo Azevedo: Entre Nintendo, Microsoft e Sony, qual empresa dominou a E3 deste ano?

(05:35:33) Théo Azevedo: Leitor Antiga EGM, pela novidade foi a Nintendo, com Wii U. Mas acho que a Sony foi muito bem com o PS Vita, que é bem bacana. A Microsoft não foi mal, mas morna - muito Kinect e shooter.

(05:35:51) Jorge fala para Rafael Capanema: o I Cloud ainda não chegou ao Brasil. Existe essa chance?

(05:39:06) Rafael Capanema: O iCloud vai estrear no último trimestre do ano, junto com a versão 5 do iOS, sistema do iPad e do iPhone. No Brasil, não vão funcionar alguns recursos como o iTunes Match, já que a loja de música da Apple não está disponível aqui --depende de acordo com gravadoras.

(05:39:12) Felix fala para Théo Azevedo: De tudo que vc viu, o que mais te surpreendeu?

(05:40:42) Théo Azevedo: Felix, o Wii U, com certeza. Estávamos meio ressabiados com a Nintendo, né? Mas ele criou uma inovação quase tão impactante quanto o Wii Remote. Se ela conseguir performar bem com games HD, será um cenário muito interessante para o futuro da indústria

(05:42:02) joaquim fala para Rafael Capanema: Qual o problema de saúde do Steve Jobs que ninguém fala?

(05:44:56) Rafael Capanema: Joaquim, o Steve Jobs descobriu um câncer no pâncreas em 2004 e fez um transplante de fígado em 2009. Ele tem tirado licenças médicas para se tratar, mas a Apple não informou o motivo deste último afastamento, anunciado em janeiro. De qualquer forma, ele ainda está envolvido em decisões estratégicas da Apple e conduziu os dois últimos grandes eventos da empresa.

(05:45:15) Endriu pergunta para Théo Azevedo: Você acha que a divulgação "Pirata" de Mortal Kombat 9, feito clandestinamente por um fã da série e postado na internet pode afetar a venda dos Jogos?

(05:47:22) Théo Azevedo: Endriu, as vendas? De forma alguma. Não vejo relação entre os fatos. Afeta, isso sim, a imagem da indústria de games do Brasil, já que o episódio ocorreu na fábrica da Sony DADC em Manaus. Uma falha gravíssima e lamentável de segurança.

(05:47:40) Leitor Antiga EGM fala para Rafael Capanema: Qual estande/jogo/console estava mais dificil de visualizar em questão de filas?

(05:48:52) Rafael Capanema: Leitor Antiga EGM, o Théo, que está em Los Angeles, pode responder a essa pergunta.

(05:49:22) Théo Azevedo: Leitor Antiga EGM, o Wii U e o PS Vita eram, de longe, os mais disputados.

(05:49:34) mario fala para Rafael Capanema: o steve jobs ainda é fundamental para a Apple ou existem um sucessor? Uma morte precoce acabaria com a empresa?

(05:54:00) Rafael Capanema: Vai ser difícil substituir Jobs, e não se definiu ainda quem será seu sucessor. Mas a Apple tem bons quadros, com habilidades complementares, que podem manter a empresa nos trilhos: o designer Jonathan Ive, o diretor de operações Tim Cook (executivo-chefe em exercício) e Phill Schiller, vice-presidente de marketing.

(05:55:56) Leitor Antiga EGM fala para Théo Azevedo: Shigeru Miyamoto ainda pode ser considerado o nome mais "quente" da industria de jogos ou voce cre que alguem já o superou nessa E3?

(05:57:32) Théo Azevedo: Leitor Antiga EGM, não vejo o Miyamoto dessa forma. Ele é, sim, a figura mais icônica, na minha opinião. A história dele à frente da Nintendo é única. Mas há muitos game designers, especialmente no Ocidente, criando experiências de enorme valor e qualidade.

(05:58:08) lucas fala para Rafael Capanema: Qual foi o pulo do gato para a Apple chegar onde chegou?

(06:02:56) Rafael Capanema: Lucas, acho que foram vários os "pulos do gato" da Apple. Steve Jobs gosta de se gabar da habilidade de antever o desejo dos consumidores. Os maiores méritos da Apple foram a criação de produtos que praticamente inauguraram uma categoria - o iPod, o iPhone, o iPad. Outro diferencial da Apple é o fato de eles desenvolverem hardware e software em conjunto e de terem um grande foco na usabilidade.

(06:03:08) diegol fala para Théo Azevedo: o que vc a chou do pes 2012, será que finalmente a konami conseguirá chegar próximo ao FIFA nesta geração de consoles?

(06:04:22) Théo Azevedo: diegol, muito pelo contrário: FIFA 12 está excelente e PES 12 parece que parou no tempo. A distância de qualidade entre as duas séries, nesta temporada, será maior do que nunca

(06:04:46) Théo Azevedo: Pessoal, muito obrigado a todos e até a próxima!

(06:05:16) Rafael Capanema: Obrigado a todos! Abraço.

(06:05:22) Moderador UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página