Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2011 - 16h37

Robô chinês monitora desmatamento na floresta

Publicidade

DA REUTERS, EM HONG KONG

Inspirado em pequenas lagartas, um robô chamado Treebot pode ser a nova solução da China para a preservação ambiental.

O robô escala árvores com suas pernas aracnídeas e é equipado com uma câmera para localizar qualquer perigo para a floresta entre as folhas. Seu corpo segmentado permite que ele passe por galhos complexos e faça curvas.

Xu Yangsheng, professor da Universidade de Hong Kong, afirmou que a natureza deu a ele a ideia para a criação.

"Eu costumava observar como as lagartas escalam árvores e gosto muito dessa ideia", disse.

"Acho que devemos desenvolver um robô para monitorar a situação na floresta, especialmente agora que há muitos incêndios e desastres ambientais acontecendo em áreas florestais", afirmou.

A câmera do Treebot transmite imagens em tempo real e pode ser ligada a uma célula de energia solar, de modo que não precisaria interromper seu trabalho para recarregar. E, embora o robô pese apenas 600 g, pode carregar três vezes o seu peso.

"Ele pode escalar diferentes tipos de árvores, como superfícies lisas e ásperas, e seguir diferentes direções, grandes ou pequenas. Além disso, ele pode, automaticamente, agarrar-se em galhos. Sua mobilidade é boa", disse Yangsheng.

O robô ainda precisa de algum refinamento --a câmera não funciona bem sob luz fraca e ele tende a escorregar quando as árvores estão molhadas-- mas Yangsheng disse que o potencial é óbvio. Ele espera que, em breve, o robô esteja escalando árvores ao redor do mundo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página