Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2011 - 11h40

Baidu faz acordo com Microsoft para oferecer buscas em inglês

Publicidade

DA REUTERS, EM XANGAI

O Baidu, que controla três quartos do mercado chinês de buscas, assinou contrato com o serviço de buscas Bing, da Microsoft, para oferecer buscas em inglês aos seus usuários. A empresa quer se expandir no exterior, e a Microsoft deseja ampliar sua presença no maior mercado mundial de internet.

O Baidu domina o mercado chinês de buscas desde a retirada do Google, no ano passado, depois de uma disputa ruidosa com Pequim em função da censura.

A parceria permitirá que termos de busca digitados em inglês no site do Baidu ativem automaticamente o Bing, cujos retornos serão apresentados nas páginas do Baidu, anunciou a empresa chinesa em comunicado nesta segunda-feira (4).

Analistas afirmaram que a parceria pode permitir que o Bing conquiste mais acesso aos 450 milhões de internautas chineses e prejudicar ainda mais os negócios do Google no país.

"A cooperação entre o Baidu e a Microsoft reforçará ainda mais o domínio da Baidu no mercado chinês de buscas e tornará mais difíceis os negócios do Google no país", disse Dong Xu, analista da Analysis International.

O Baidu detinha 76% do mercado chinês de buscas no primeiro trimestre de 2011, de acordo com dados da Analysis International. A participação do Bing é ínfima, e a do Google é de quase 20%.

A nova parceria, que deve ser acionada neste ano, reforça a cooperação já existente entre Baidu e Bing nas plataformas móveis e em retornos de buscas, disse Kaiser Kuo, porta-voz do Baidu.

Representantes da Microsoft não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Com penetração de internet de cerca de 30% e uma falta de usuários sofisticados fora das grandes cidades chinesas, o potencial de crescimento da internet na China é imenso, segundo os analistas.

Alguns deles mostram ceticismo, no entanto, quanto ao volume de demanda por buscas em inglês no Baidu.

"É um bom acordo, mas creio que o impacto será mínimo para o Baidu. Não imagino que muitas buscas em inglês aconteçam em seu site. Essas buscas tenderão a ocorrer no Google", disse Wallace Cheung, analista do Credit Suisse em Hong Kong.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página