Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2011 - 13h46

Apple pode adotar fornecedora de Taiwan, diz fonte

Publicidade

DA REUTERS, EM TAIPEI

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), de Taiwan, começou a testar a produção de chips de próxima geração para aparelhos móveis da Apple, informou uma fonte próxima ao assunto nesta sexta-feira, sinalizando que a fabricante do iPad está diversificando fornecedores para além da tradicional Samsung Electronics.

A Samsung é atualmente a única fornecedora dos chips A5, usados no iPad 2, mas a Apple indicou estar ávida para diversificar seus fornecedores de componentes. A empresa está envolvida em uma batalha judicial sobre patentes com a Samsung, enquanto a empresa sul-coreana emerge como a mais ferrenha concorrente da Apple no mercado de smartphones e tablets.

A Apple enfrentará diversos desafios caso decida adotar a TSMC como fornecedora --entre eles, questões ligadas a patentes e projetos de chips, além do esforço da Samsung para impedir o negócio.

"A Apple está tentando diversificar seus pedidos, mas deve continuar a manter alguma forma de relacionamento com a Samsung," disse William Wang, analista da Fubon Securities.

"Creio que a TSMC receberá novas encomendas de chips. A questão será a distribuição. A Apple não concederá 100% à TSMC. Talvez aloque apenas de 20 a 30%."

Analistas e outras fontes haviam declarado anteriormente que a TSMC, maior fabricante terceirizada de chips no mundo, deveria se tornar fornecedora de chips de nova geração à Apple, provavelmente a partir do ano que vem.

A TSMC é a candidata mais provável a conquistar pedidos de processadores da Apple, tendo reservado US$ 7,8 bilhões em seu orçamento deste ano para atualizar tecnologias e ampliar capacidade.

Elizabeth Sin, porta-voz da TSMC, disse à Reuters que não comentaria a questão nem outros rumores de mercado. A Apple não retornou de imediato, e um porta-voz da Samsung se recusou a comentar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página