Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2011 - 14h18

Android é sistema mais atacado por malware, diz McAfee

Publicidade

DA EFE

Os celulares com sistema operacional Android, criado pelo Google, se tornaram no último trimestre o alvo da maior parte dos ataques de softwares maliciosos --os "malwares"-- a plataformas móveis, informou nesta quarta-feira a companhia multinacional de segurança informática McAfee.

Divulgação
Página inicial do Android Market, loja do sistema operacional Android
Página inicial do Android Market, loja do sistema operacional Android

No último relatório trimestral, a empresa afirmou que os ataques experimentaram "um rápido aumento" entre o primeiro e o segundo trimestres do ano e o Android passou do terceiro para o primeiro lugar entre os sistemas móveis mais atacados. A segunda colocação é agora da plataforma móvel Java Micro Edition (J2ME).

Uma das formas mais comuns de infecção de celulares com malware no período estudado, segundo a McAfee, foi a distribuição de aplicativos modificados com fins maliciosos, que corrompem jogos e softwares sãos.

A McAfee também informou ter detectado durante o segundo trimestre do ano cerca de 6 milhões de novas peças de software malicioso para computadores.

Além disso, ressaltou que entre abril e junho detectou pela primeira vez em sua história um falso antivírus para Macintosh, da Apple, e apontou que os ataques tentaram explorar mais as falhas de segurança de Adobe do que da Microsoft.

A companhia de segurança informática detalhou ainda as principais operações policiais contra crimes cibernéticos do segundo trimestre do ano, assim como as desavenças internas registradas nos coletivos Anonymous e LulzSec, responsáveis por vários ataques nos últimos meses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página