Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2011 - 17h45

Apple recorre a tribunal japonês para banir vendas da Samsung

Publicidade

DA REUTERS, EM TÓQUIO

A Apple quer proibir as vendas de alguns dos aparelhos da Samsung no Japão, acusando a rival de violar patentes relativas ao iPhone e ao iPad, na mais recente batalha da guerra de patentes entre as duas companhias.

A Apple abriu um processo no tribunal distrital de Tóquio solicitando a suspensão das vendas dos celulares inteligentes Galaxy S e S II e do tablet Galaxy Tab 7 no Japão, de acordo com fontes com conhecimento da situação. A primeira audiência ocorreu na quarta-feira (7), de acordo com uma dessas fontes.

Jo Yong-Hak - 10.ago.11/Reuters
iPad (esq.), da Apple, e Galaxy Tab 10.1, da Samsung
iPad (esq.), da Apple, e Galaxy Tab 10.1, da Samsung

A Samsung está envolvida desde abril em uma disputa com a Apple quanto a patentes de tablets e smartphones. Os aparelhos da linha Galaxy são vistos como os principais rivais dos dispositivos móveis da Apple, que conquistaram imenso sucesso.

Em uma batalha mundial de propriedade intelectual, a Apple anunciou que a linha Galaxy de celulares inteligentes e tablets copiava "descaradamente" o iPhone e o iPad, e abriu processos contra o grupo sul-coreano nos Estados Unidos, na Austrália, na Coreia do Sul e na Europa.

A Samsung, cujos tablets usam o sistema operacional Android, do Google, também abriu processos contra a Apple.

A Samsung abriu processo contra a Apple no Japão em abril, e a Apple reagiu com processo contra a rival em 23 de agosto, segundo a Samsung. A Apple solicitou indenização de 100 milhões de ienes (US$ 1,3 milhão), além da proibição de vendas, de acordo com a agência de notícias Kyodo, a primeira a divulgar o caso.

O Samsung Galaxy S vendeu mais que o iPhone no Japão entre janeiro e março, de acordo com o grupo de pesquisa de mercado Strategy Analytics.

Um porta-voz do tribunal distrital de Tóquio disse que não está autorizado a comentar processos em andamento.

No mês passado, a Samsung anunciou que adiaria o lançamento de novos modelos Galaxy na Austrália para depois de uma decisão judicial aguardada para o final de setembro. Na semana passada, um tribunal alemão proibiu a venda do Galaxy Tab 7.7.

Na quinta-feira, a NTT Docomo, maior operadora japonesa de telefonia móvel, lançou o Samsung Galaxy Tab 10.1 em sua rede LTE de alta velocidade.

"A Samsung nos informou e tudo está bem", disse Ryuji Yamada, presidente da NTT Docomo, a jornalistas, durante o lançamento, quando perguntado sobre a disputa. "Não acreditamos que isso prejudique nossas vendas, a essa altura".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página