Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2011 - 11h22

Bangladesh lança seu 1º laptop, o Doel, destinado às escolas

Publicidade

DA EFE

O governo de Bangladesh apresentou nesta terça-feira (11) o primeiro laptop produzido no país, o Doel, que será distribuído nas escolas para modernizar a educação, informou a imprensa bengalesa.

Doel, nome do pássaro nacional, é um laptop que chega ao mercado em quatro modelos de preços que oscilam entre US$ 132 e US$ 343, e é fruto da colaboração entre a companhia telefônica estatal TSS e o setor privado.

"Nossos estudantes devem ter acesso às últimas tecnologias. Quero vê-los indo à escola carregando simplesmente um notebook", disse a primeira-ministra bengalesa, Sheija Hasina.

Segundo a agência local "UNB", Sheija fez as declarações durante a apresentação do Doel no centro de Bagabandhu de Dacca, onde enfatizou a necessidade que Bangladesh se modernize na próxima década.

A chefe do governo bengalês esclareceu que inicialmente 10 mil unidades do laptop serão distribuídas as instituições governamentais e públicas, embora não forneceu detalhes sobre a comercialização do aparelho.

Cada um dos modelos do Doel está identificado com quatro dígitos referentes a datas históricas do país, como o dia da independência. Os modelos contam com sistemas operacionais Android e Linux, processadores que vão desde 800 MHz a 2.13 GHz, tela de 10 a 14 polegadas e dispõem de Wi-Fi, câmera, e duas ou três saídas USB.

A apresentação do Doel ocorre uma semana depois de o Governo da vizinha Índia lançar o tablet mais barato do mundo como parte de um projeto com fins educativos.

Bangladesh, que em breve celebra o 40º aniversário de sua independência, ocupa o posto número 129 do Índice Mundial de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página