Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2011 - 15h17

Aplicativo Roamz ajuda a descobrir eventos por perto

Publicidade

DA REUTERS, EM PERTH (AUSTRÁLIA)

Em vez de procurar no jornal local ou nas redes sociais, um novo aplicativo permite que o usuário elimine lacunas quanto a eventos locais e o que está acontecendo por perto.

O aplicativo, chamado Roamz, reúne dados de redes sociais sobre o que está acontecendo em estabelecimentos locais. Jonathan Barouch, fundador e executivo-chefe da Roamz, disse que a explosão de conteúdo social em redes como a do Twitter serve perfeitamente a essa finalidade.

"Digamos que eu esteja caminhando por uma rua de Sydney e esteja acontecendo uma feirinha gastronômica no Hyde Park. Como descobrir a respeito? A menos que eu siga alguém que decida postar sobre isso no Twitter ou no Foursquare, ficarei sem saber," disse Barouch.

O aplicativo recolhe dados abertos ao público do Twitter, do Facebook, do Foursquare e do Instagram sobre um evento local, criando um feed personalizado de acordo com os interesses dos usuários, classificado em dez categorias que variam de atividades para crianças a atividades que envolvam animais de estimação, passando por restaurantes, atrações, comércio e vida noturna.

"Nossa visão era filtrar milhões de posts e itens de conteúdo para identificar os sinais realmente relevantes para um usuário no momento em que são relevantes," explicou Barouch.

Usando inteligência artificial, o aplicativo vai se tornando mais preciso ao aprender sobre como um usuário classifica determinados locais e ao estudar os tipos de conteúdo carregados ou visitados frequentemente. As informações assim obtidas são usadas para refinar os dados apresentados.

Lançado na conferência Web 2.0 em San Francisco, na semana passada, o aplicativo já teve 8.000 downloads. Mas ainda restam dificuldades a resolver.

"Lançamos como qualquer boa empresa nova faz --um pouco antes do que deveríamos", disse Barouch. "Poderíamos ter trabalhado por mais seis ou oito meses no desenvolvimento."

A companhia planeja ampliar o conteúdo disponível, que é escasso para determinadas regiões no momento. Enquanto áreas densamente povoadas, a exemplo de Manhattan, contam com conteúdo atualizado em intervalo de poucas horas ou minutos, em cidades como Perth, na Austrália, há menos conteúdo e menor frequência de atualização.

O aplicativo, gratuito, está disponível para iPhone.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página