Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2012 - 16h00

Casa do Brasil na Espanha celebra meio século de vida

DA EFE

A Casa do Brasil na Espanha celebrará na próxima segunda-feira, dia 4 de junho, o 50º aniversário de sua emblemática sede, construída em 1962, com uma exibição da pianista brasileira María Freitas, que, ao lado de seu grupo, levará samba e bossa nova para esse "pedacinho do país em Madri".

A instituição é "um grande centro cultural, difusor da língua, da literatura e das artes brasileiras, além de colégio universitário com capacidade para 120 pessoas", explicou Cássio Romano, diretor da instituição há 17 anos.

Ao longo deste tempo, além de estudantes e professores, inúmeros figuras de destaque já passaram pelo local, como o musico Carlinhos Brown, os jogadores Ronaldo e Roberto Carlos, o vice-presidente Marco Maciel e o escritor Jorge Amado.

No entanto, o que o diretor faz questão de destacar mesmo são as atividades que a Casa abriga durante todo o ano, como os ciclos de cinema brasileiro em versão original, com projeções todas as sextas-feiras, e a surpreendente aceitação dos cursos de português.

Andrea Comas/Reuters
Balão sobrevoa o centro de Madri, capital da Espanha; cidade concorre com Barcelona no turismo espanhol
Balão sobrevoa o centro de Madri, capital da Espanha; cidade concorre com Barcelona no turismo espanhol

"No último ano, 1,7 mil alunos se inscreveram em nosso curso e, agora em 2012, acredito que vamos superar os 2 mil, incluindo espanhóis, americanos, alemães e europeus em geral", destacou Romano, que acrescenta que a Casa do Brasil também oferece aulas de dança de salão, canto, violão e capoeira.

A Casa do Brasil nasceu como fruto de um acordo cultural entre ambos os países, assinado em 1960 após a visita do então presidente brasileiro Juscelino Kubistschek, que propôs esta iniciativa após observar o elevado número de estudantes brasileiros que decidiam ampliar seus estudos na Espanha.

O edifício da instituição, com sede na Cidade Universitária de Madri, segue o projeto do arquiteto Luis Afonso d'Escragnolle Filho, pertencente à escola de Oscar Niemeyer.

"Somos um edifício protegido pelo Colégio de Arquitetos. Trata-se de um patrimônio cultural por sua singularidade. Sua estrutura tem como base a arquitetura de Le Corbusier", ressaltou Romano, que ressalta que a programação pode ser encontrada no site e no Facebook.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página