Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2012 - 07h00

Cidade de Puerto Natales cresceu ao redor de estâncias de ovelhas

VANESSA CORRÊA DA SILVA
ENVIADA ESPECIAL À PATAGÔNIA

Puerto Natales é a capital da província da Última Esperança, localizada na parte sul da Patagônia chilena e assim chamada porque, em 1557, foi avistada pelo explorador espanhol Juan Ladrilleros no que era sua última esperança de encontrar o estreito de Magalhães.

Paisagens da Patagônia surpreendem no inverno
Hotéis destacam paisagem e o passado da Patagônia
Visita a cavernas e cavalgadas trazem aventura ao passeio na Patagônia
Confira pacotes para a Patagônia chilena
Veja galeria de fotos da Patagônia

A cidade foi fundada em 1911, tendo então como principal atividade econômica a criação de ovelhas. No início, a região atraiu principalmente imigrantes europeus de origem britânica e irlandesa.

Os primeiros habitantes de Puerto Natales chegaram por volta de 1893 e começaram a construir estâncias para a criação de ovelhas.

O desenvolvimento dessa atividade deu origem à principal indústria local e levou à construção do frigorífico Bories, responsável pela tosquia e abate das ovelhas da região, cuja carne e lã eram exportadas para os diversos mercados europeus.

Carolina Daffara/Editoria de Arte

O frigorífico começou a ser construído em 1906 no povoado de Puerto Bories, a 5 km de distância de Puerto Natales, e teve suas obras concluídas em 1915. Tinha capacidade para armazenar até 850 mil toneladas de carne e, em seu auge, chegou a processar 250 mil ovinos por ano.

O local funcionou de 1915 a 1974 e contribuiu para o povoamento daquela parte da Patagônia, já que muitas pessoas saíram de outras regiões do Chile para trabalhar ali.

Na década de 1970, o frigorífico entrou em decadência. Foi completamente abandonado no início dos anos 1990.

Em 1996, foi declarado monumento histórico nacional do Chile, devido à sua importância histórica e cultural.

Nos últimos anos, o frigorífico passou por uma série de reformas e hoje abriga o luxuoso hotel The Singular, mas ainda é possível ver partes das instalações e do maquinário original, que foram preservadas e estão expostas nas dependências do hotel.

Turismo e pesca
De acordo com o censo demográfico de 2002, Puerto Natales possui cerca de 19 mil habitantes. A criação de ovelhas ainda é uma das atividades econômicas da região, mas divide espaço com a pesca e o turismo.

Em suas ruas bem cuidadas, charmosas construções de madeira abrigam casas, bares, restaurantes e lojas de artigos de lã e couro. A história da região é lembrada no Museu Histórico Municipal, com artefatos de povos que viveram na área.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página