Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2012 - 07h15

Confira a programação cultural da temporada de verão na Espanha

DE SÃO PAULO

Quem estiver viajando pela Espanha nos próximos meses conta com várias opções culturais coincidindo com a temporada de verão no hemisfério norte. Confira a seguir algumas opções que incluem festas de rua, exposições, apresentações teatrais e shows de música.

O Festival de Mérida conta com representações de obras do teatro clássico greco-latino e é considerado o mais importante do gênero em toda a Europa. De 5 de julho a 26 de agosto, a província de Badajoz conta com peças teatrais, música e um ciclo de cinema, sempre no icônico Teatro Romano de Mérida, construído no final do século 1º a.C.

Uma das festas populares tradicionais do país acontece anualmente entre os dias 6 e 14 de julho, em homenagem ao Santo Padroeiro da cidade de Pamplona. Bastante criticada por defensores dos animais, seu ponto alto é o "encierro", quando as pessoas se vestem de vermelho e branco para chamar a atenção dos touros, que são soltos nas ruas e saem em disparada atrás da multidão em um circuito de 850 metros, antes de serem abatidos.

Reprodução TV/BBC Brasil
Grupo corre de touros pelas ruas de Pamplona na tradicional festa de São Firmino
Grupo corre de touros pelas ruas de Pamplona na tradicional festa de São Firmino

Exposições, apresentações teatrais, espetáculos de rua e concertos musicais compõe as comemorações dedicadas ao Apóstolo Santiago de Compostela. Na noite de 24 de julho acontece há uma queima de fogos de artifício, seguida, no dia 25, por uma missa na catedral local, de cujos telhados se tem uma boa vista de toda a cidade.

O Museu Picasso Málaga, localizado no Palácio de Buenavista, é representativo da arquitetura civil renascentista da Andaluzia, e conta atualmente com a exposição "O cartaz europeu, 1888-1938". Em cartaz até 16 de setembro, apresenta 180 obras de 90 autores como Ramón Casas, Fortunato Depero, Henri Matisse, Alexander Rodchenko e Henri de Toulouse-Lautrec. Os cartazes expostos abrangem todo o século 19, o estilo Art Nouveau, as primeiras campanhas publicitárias, o período entre guerras, as vanguardas e o cartaz moderno.

O FIB (Festival Internacional de Benicassim), é um dos principais festivais de música alternativa do mundo e acontece entre 12 e 16 de julho em Benicassim (Valência). A edição deste ano inclui nomes de peso como Bob Dylan, Stone Roses e New Order, entre outros, todos tocando perto do mar, o que permite curtir a praia durante o dia e os shows à noite.

O Festival Internacional de Jazz de San Sebastian também é bastante prestigiado, e conta com cinco palcos espalhados por toda a cidade entre 19 e 23 de julho, com apresentações pagas e gratuitas. Este ano o lendário baterista Jimmy Cobb, que também vai se apresentar, recebe um prêmio pela sua contribuição musical.

A 35ª edição do "Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro" acontece entre os dias 5 e 29 de julho em Extremadura, cuja sede é o "Corral de Comédias", cenário que permanece quase o mesmo de 400 anos atrás. Com um amplo programa teatral, tanto na sede como em outros lugares, o evento é complementado por uma programação de teatro de rua e infantil, workshops, exposições e uma feira de artesanato.

Juan Herrero - 23.jul.05/Efe
O britânico Joe Cocker durante apresentação no Festival de San Sebastian em 2005
O britânico Joe Cocker durante apresentação no Festival de San Sebastian em 2005
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página