Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2012 - 13h50

Exposição conta história de povos indígenas no Novo México

DE SÃO PAULO

Uma nova exposição no Pueblo Cultural Center, na cidade de Albuquerque, mostra um pouco do ponto de vista dos índios norte-americanos a respeito do efeito de 100 anos de políticas estatais e federais.

O museu apresenta com o auxílio de uma linha do tempo diversas fotografias, cartas, objetos de cerâmica e outros tipos de artesanato, além de aparatos mais tecnológicos como telas sensíveis ao toque, onde é possível acessar vídeos, documentos e arquivos de áudio.

Os "pueblos" do estado norte-americano do Novo México possuem uma história de relação com o governo bem diferente de outras tribos indígenas dos EUA. Além de nunca assinarem tratados, houve uma espécie de convívio pacífico que não havia em outras regiões do país. Mas apesar da relativa liberdade, os índios também eram obrigados a cumprir algumas regras, como falar inglês em público e obrigatoriamente mandar os filhos para a escola.

Susan Montoya Bryan/Associated Press
Miguel Trujillo e sua filha em foto de exposição sobre os 'pueblos' do Novo México, nos EUA
Miguel Trujillo e sua filha em foto de exposição sobre os 'pueblos' do Novo México, nos EUA

Espalhados ao longo do vale do Rio Grande e partes do Novo México, a história dos "pueblos" passa pela conquista espanhola, o governo mexicano e a expansão dos EUA através do oeste. Cada década trouxe suas dificuldades, segundo os líderes indígenas.

A exibição começa mostrando o ano de 1848, quando houve o tratado de Guadalupe Hidalgo, que acabou com a guerra entre EUA e México. Um ato de mineração veio em 1872, seguido por um código de crimes religioso em 1912 e mais de 30 outras leis que afetaram desde a propriedade de terras até direitos civis e de educação. Os efeitos de cada nova transformação nos valores dos "pueblos" é mostrado na exposição.

Uma das fotos mostra o veterano da marinha Miguel Trujillo, de uniforme ao lado da sua filha pequena. A imagem marca uma virada importante na história do Estado. Trujillo foi responsável em 1948 por permitir que as tribos do Novo México pudessem votar em eleições estaduais e federais.

A exposição fica em cartaz até 4 de fevereiro de 2013. Mais informações em http://www.indianpueblo.org.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página